Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Patrimônio é tema de mostra coletiva assinada por alunos do Pira

Patrimônio é tema de mostra coletiva assinada por alunos do Pira

por Colégio Piracicabano — publicado 21/10/2013 08h55, última modificação 05/02/2016 11h16
Patrimônio é tema de mostra coletiva assinada por alunos do Pira

A disciplina de artes do Colégio Piracicabano promoveu em setembro a mostra coletiva de arte Nossos Patrimônios, no Centro Cultural Martha Watts. Os trabalhos envolveram técnicas apropriadas a cada idade e seguiram o programa de ensino da disciplina, destaca o professor da área, Flávio Camargo. Para o tema da exposição foram consideradas imagens relativas aos aspectos arquitetônicos e artísticos, históricos e culturais e naturais e humanos. Os interessados ainda têm a oportunidade de conhecer os trabalhos que ficam expostos até o fim de outubro na Galeria, do campus Taquaral, da Unimep. A entrada é gratuita.

A coordenadora da educação infantil e ensino fundamental 1, Fátima Suzegan Rosa, aponta que a iniciativa proporciona a reflexão de que o assunto patrimônio tem uma dimensão maior que somente as estruturas arquitetônicas. "Os alunos puderam entender que existe a concepção do momento histórico, da cultura e, também, da culinária", observa ela.

Sob a proposta, o corpo docente do Piracicabano chamou a atenção dos alunos para vislumbrar, na própria área do campus Centro, as características da arquitetura dos prédios; a importância do acervo de documentos; as ações educativas de preservação e uso sustentável dos recursos naturais e a visualização da natureza no gramado e suas árvores quase centenárias no entorno do Centro Cultural; e as ações educativas das equipes diretiva, dos professores, estagiários e funcionários durante os 132 anos de existência do local tendo como função o ensino e a educação.

Os trabalhos pintados pelos alunos retrataram ícones que passeiam do regional ao internacional, como a arte do piracicabano Antonio Carlos Morelato ao artista Alfredo Volpi.

Raul Vicente Maestro, 9, do 4º ano B, optou por aplicar-se no desenho de uma estrutura típica local: o Engenho Central. "Fiz várias tentativas até chegar ao desenho final. Gosto de desenhar e o engenho é um local que visito bastante", diz ele.

PATRIMÔNIO

Aliado ao assunto, que envolveu cerca de 1.000 estudantes do Piracicabano com idade a partir dos dois anos, em 2013, o Centro Cultural comemora dez anos de funcionamento, proporcionando à cidade, aos estudantes e aos professores um rico material de pesquisa e apreciação da história, da cultura piracicabana, da arquitetura e de obras de arte nas exposições instaladas.

O Piracicabano se apropriou da oportunidade aberta pelo Martha Watts e propôs aos estudantes, nas disciplinas de arte e nas demais da grade, reflexões sobre o tema patrimônio no sentido de um bem transferível.

As aulas de artes integram a grade curricular dos alunos a partir do grupo infantil 4 até o 2º ano do ensino médio. Na disciplina se trabalha, durante os 11 anos de estudos, gravação de desenho em placas de argila, pintura esponjada em toalha de tecido para lanche coletivo, desenho recortado e colado, dobraduras, desenho de observação, ampliação de desenho e transferência para painel de madeira.

Também há espaço para pintura com tinta vinílica e aquarela, desenho de criação com tramas gráficas, desenho de observação de relevos com lápis grafite, fotografia e vídeo. Todas as técnicas desenvolvidas pelo professor Camargo fizeram parte da mostra no Marta Watts, encerrada para visitas no último dia 27.

"A proposta é inserir desde cedo as práticas e conhecimentos sobre as diferentes linguagens, como a música, teatro e artes visuais. Com isto, vivenciamos experiências de descoberta e aperfeiçoamento durante as aulas especializadas", comenta o professor de artes.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes