Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Participar de aulas de teatro ajuda a mudar o mundo interior

Participar de aulas de teatro ajuda a mudar o mundo interior

por Colégio Piracicabano — publicado 18/02/2014 13h43, última modificação 05/02/2016 11h16
Participar de aulas de teatro ajuda a mudar o mundo interior

O projeto de teatro do Colégio Piracicabano compreende hoje três grupos, todos coordenados pelo professor Márcio Abegão, que trabalha na instituição desde 2001. O primeiro inclui os alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental 1, outro conta com os pré-adolescentes do 6º ao 8º ano do fundamental 2 e, por fim, os adolescentes do 9º ano ao 3º do ensino médio.
"Começamos com um trabalho de pesquisa,  posso dar uma sugestão de texto a ser montado no final do ano letivo, mas sempre essa escolha surge de um contexto. No segundo semestre, nós começamos os ensaios e, geralmente, por volta de outubro ou novembro, acontecem as apresentações", destaca Abegão.

No Colégio Piracicabano, as aulas de artes cênicas integram a disciplina  teatro incluídas na grade curricular do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1, com uma aula semanal. A partir dessa faixa é optativo. Embora afirme ser difícil de mensurar benefícios do teatro para os alunos, Abegão não tem dúvida de sua contribuição para a formação. "Sempre digo que não tenho o foco de que eles vão levar o teatro como profissão. Mas acredito, sim, que é uma experiência que levarão para a vida afora", afirma.

O professor de teatro conta que a atividade contribui para a diminuição da timidez. "Mas é bom deixar claro que não muda a essência da pessoa. Alguém como eu mesmo pode continuar tímido, mas saber desempenhar melhor tarefas, como falar em público. E na prática percebo que meus alunos passam a ter um interesse maior em consumir cultura, em assistir a filmes e espetáculos, em ler e informar-se sobre o que acontece", conta.

Texto: Ronaldo Victória
Fotos: Fábio Mendes/arquivo Colégio Piracicabano