Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Oficina de redação do Colégio Piracicabano começa em abril

Oficina de redação do Colégio Piracicabano começa em abril

por Colégio Piracicabano — publicado 31/03/2015 08h58, última modificação 05/02/2016 11h16
Oficina de redação do Colégio Piracicabano começa em abril
A partir de abril os alunos dos 3ºs anos do ensino médio do Colégio Piracicabano poderão acompanhar a oficina de redação. A participação no projeto é gratuita e os encontros seguem até outubro sob a coordenação da professora de literatura e de produção de texto e gramática do ensino médio, Suzane Alaíde Lindoso da Silva. O objetivo da atividade é preparar os alunos do Pira para a fase de vestibulares e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A oficina terá encontros semanais de duas horas e duas turmas serão abertas para frequentar as atividades, uma às segundas-feiras e outra às terças-feiras sempre no período da tarde. A professora Suzane conta que a participação do aluno é facultativa.

“A oficina é uma ferramenta que a escola oferece ao aluno. Sendo assim, o desempenho na atividade está totalmente desvinculado de peso na média do aluno”. Para se inscrever o aluno precisa preencher a ficha fornecida pela coordenação pedagógica e entregá-la na secretaria do mesmo departamento.

Suzane conta que a iniciativa de montar uma oficina de longa duração partiu de uma conversa com os estudantes. Nesse bate-papo foi discutido sobre como a escola poderia participar de forma mais efetiva em relação ao domínio da produção de textos diversos. “A sugestão da oficina, portanto, partiu deles (dos alunos) e foi encaminhada à coordenação pedagógica”, conta a professora do Pira.

O planejamento da oficina foi baseado na leitura da proposta e produção de texto e organizada em torno de quatro grandes concursos: Fuvest, Unicamp, Unesp e Enem.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: divulgação