Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Oficina de Ideias é espaço do entusiasmo

Oficina de Ideias é espaço do entusiasmo

por Colégio Piracicabano — publicado 11/07/2013 07h01, última modificação 05/02/2016 11h16
Oficina de Ideias é espaço do entusiasmo

Um espaço para praticar o que se vê em sala de aula. Assim é a Oficina de Ideias do Colégio Piracicabano. O professor de informática da instituição, Luis Antonio Gimenes Albino, foi o mentor, há cinco anos, da iniciativa que, em 2013, tornou-se em um momento de alunos e professores se apoiarem e se ajudarem com foco em construir materiais pedagógicos.

Já o professor de matemática do colégio, Erasmo Alves dos Santos, destaca que a oficina, equipada com ferramental como furadeira e solda, abraça diferentes projetos, e absorve distintas disciplinas e abre a possibilidade para o surgimento de ideias tanto dos alunos como dos docentes. Um dos projetos atuais da oficina envolve trabalhos com um kart em horários opostos às aulas, dentro de uma atividade extracurricular. Este projeto envolve assuntos como mecânica, elétrica, design e até mesmo comunicação, informa o professor Santos.

Matheus Adriano da Silva (foto), 16, do 2º ano do ensino médio, é o administrador do blog: oficinadiideias.wordpress.com, que tem como foco divulgar tanto o projeto com o kart como a oficina em geral, além de ser também "uma ponte entre os alunos e o universo acadêmico", afirma o estudante.

O professor de física, Marcelo Cássio Liano, Gammy, é um dos que usam o espaço. Recentemente, a oficina foi utilizada por ele e alunos para a construção de foguetes - os lançamentos serão feitos na primeira semana de agosto, na Fazendinha, no campus Taquaral da Unimep. A atividade terá como objetivo estudos práticos da disciplina de física. "Com a oficina, temos espaço para fazer os experimentos que precisam de corte ou montagem. Com certeza, o local é realmente muito útil", afirma Gammy.

Texto:
Cristiane Bonin