Você está aqui: Página Inicial / Notícias / O quê você vai ser quando crescer?

O quê você vai ser quando crescer?

por Colégio Piracicabano — publicado 29/11/2012 16h01, última modificação 05/02/2016 11h16
O quê você vai ser quando crescer?

Dúvidas. Animação. Responsabilidades. A transição entre o ensino médio e  curso superior causa muitos sentimentos aos jovens. "É difícil pensar que um  ciclo está acabando", diz a aluna do terceiro ano do ensino médio do Colégio  Piracicabano, Victoria Cristofoli, de 16 anos.  Mas, ao mesmo tempo, lembra a aluna, a fase é animadora. Decidida pela  academia e não pelo mercado de trabalho, Victoria tenta o curso de  midialogia, na Unicamp. "São 42 candidatos por vaga", relata.

Uma forcinha extra poderá vir da nota do Enem. "Aí tentarei a UFSCar  (Universidade Federal de São Carlos)", conta. Do contrário, ela pretende se  aplicar aos estudos em 2013 em um cursinho pré-vestibular. "A minha  tranquilidade contribui para esse momento de decisão. E o que atrapalha é a  pressão dos pais."

Já o foco de Gabriel Hernadez Ortolã, de 17 anos, é prestar vestibular em  uma faculdade fora de Piracicaba. Ele tenta Unicamp, Unesp e UFScar  para o  curso de engenharia mecânica. "Quero sair da cidade, criar independência",  diz o aluno aplicado nos esportes. "Não foquei muito no vestibular neste  ano. Estou treinando bastante. E, se não der, vou fazer um cursinho. Por  enquanto, vou ver meus velhos amigos", conta.

Situação contraditória - e a mesma em que muitos se encontram - é a do  estudante do 3º ano Richard Ducatti, de 17 anos. Ele trabalha desde os 11  anos com web e como cinegrafista, mas pretende ser fisioterapeuta. "Dúvida é  a palavra que resume este período." A psicóloga e orientadora educacional,  Amanda do Nascimento Morgado, salienta que o importante neste momento é o  jovem conhecer suas inclinações profissionais. "O que gosta e não gosta de  fazer, o que o desafia, o que o motiva, quais são suas habilidades, que tipo  de conhecimento gostaria de adquirir, de que forma pretende contribuir com a  humanidade". Pense, responda e faça sua escolha.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes