Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Novidades na Matriz Curricular - 2022

Novidades na Matriz Curricular - 2022

por anrsanto publicado 01/10/2021 12h00, última modificação 01/10/2021 14h16

Confira as novidades da Matriz Curricular do Colégio Piracicabano para 2022:

PROGRAMA BILÍNGUE DA INTERNATIONAL SCHOOL (5 horas aulas semanais) – ampliação até o 6º Ano

Utilizando a abordagem metodológica CLIL – Content and Language Integrated Learning, o processo de ensino e aprendizagem proporciona vivências que visam o desenvolvimento cognitivo, bem como da comunicação, da memória e tomada de decisão, além do repertório cultural.

Um programa que aborda conteúdos de outros componentes curriculares, como Geografia, História, Ciências, Matemática e Artes, estabelecendo relações entre eles, aprofundando conhecimentos. E, conta, também, com o uso de plataforma digital, disponibilizando atividades que desenvolvem diferentes habilidades linguísticas.

OBÓTICA (2 horas aulas quinzenais) – do 5º ao 8º Ano do ENSINO FUNDAMENTAL

Nas aulas de Robótica são trabalhadas atividades de programação, que propiciam condições para a formação crítico-reflexiva, desenvolvendo habilidades que permitem ao estudante encontrar soluções mais eficazes e assertivas para problemas e desafios que podem surgir ao longo da vida. As aulas acontecem em ambiente exclusivamente organizado para essa disciplina.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA (1 hora aula semanal ou 2 horas aulas quinzenais)

A inclusão da Educação Financeira na matriz curricular, a partir do 6o ano, objetiva desenvolver reflexões sobre a importância de planejar gastos, organizar as finanças a partir do quanto se ganha, analisando prioridades e estabelecendo metas. E, iniciar essas reflexões na Educação Básica permite ao estudante melhorar a compreensão de como funciona o dinheiro, preparando-o para a vida adulta quando a tomada de decisões envolve, também, a escolha de produtos e serviços financeiros.

ESPANHOL (2 horas aulas semanais)

Com as transformações ocorridas nos últimos tempos, vivemos num mundo globalizado, marcado tanto pelo desenvolvimento tecnológico como pela intensidade das relações culturais, comerciais, econômicas, políticas e sociais. Nesse contexto, o aprendizado de outros idiomas é fundamental para o desenvolvimento pessoal e cultural, tornando-se um diferencial na carreira profissional. Nessa perspectiva, inserimos aulas de Espanhol na matriz curricular do 6o ano, a partir de 2022.

NOVO ENSINO MÉDIO:

Com uma matriz curricular diferenciada, em atendimento à legislação, o Novo Ensino Médio contempla a Educação financeira, Linguagem de Programação e disciplinas como:

PROJETO DE VIDA

Na perspectiva de contribuir para que os estudantes possam ter mais segurança no planejamento do seu futuro, o objetivo desta disciplina é iniciar com encontros, nos quais eles possam ouvir profissionais de diversas áreas, dialogando sobre a atuação e as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Seguindo com Orientação Profissional/Vocacional, Gestão de Carreira e Relacionamentos; e, finalizando com o Desenvolvimento de Habilidades para ENEM e Vida Universitária. Para esses encontros, contamos com a participação de docentes do Ensino Superior da Educação Metodista, contribuindo com a visão de quem atua na formação de profissionais.

ELETIVAS

As disciplinas eletivas são de áreas diversificadas e visam complementar ou diversificar a área de aprofundamento escolhida pelo estudante. Serão ofertadas duas disciplinas por semestre; e, cada aluno deverá cursar obrigatoriamente uma delas. Mas, havendo interesse, poderá cursar duas a cada semestre, sem nenhum custo adicional. Serão aulas ministradas por docentes que atuam no Ensino Superior da Educação Metodista.

Além disso, outras disciplinas contribuirão para ampla formação dos estudantes, considerando relações estabelecidas entre áreas do conhecimento: Arte, história e suas manifestações; Matemática na natureza e na arte; Ensino Religioso; English for Specific Purposes e Oficina de textos. Os alunos serão orientados pelos respectivos professores, de acordo com a área escolhida, elaborando projeto de pesquisa que será desenvolvido ao longo do Ensino Médio.