Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Muitos aprendizados e descobertas para os alunos da educação infantil

Muitos aprendizados e descobertas para os alunos da educação infantil

por Colégio Piracicabano — publicado 22/12/2014 13h49, última modificação 05/02/2016 11h16
Muitos aprendizados e descobertas para os alunos da educação infantil
O estudo dos animais para os níveis da educação infantil do Colégio Piracicabano foi recheado de aulas especiais em 2014. Estudantes do infantil 3 receberam, em junho, a visita de um veterinário e alguns bichos exóticos e, durante julho e agosto, as turmas do infantil 4 tiveram aulas no Laboratório de Ciências do Colégio.

A professora Danielle Lopes, do infantil 3A, conta que a visita do veterinário Thiago Vilalta, da Exotic Pet Center, levou até a sala de aula – em gaiolas apropriadas para o transporte e segurança - alguns dos seus animais de estimação: o lagarto Fred, uma iguana e a cobra Cleber.

“No primeiro semestre trabalhamos com os alunos do infantil 3 o projeto Animais, quando alguns estudantes levaram seus animais de estimação à escola. Achamos que também seria interessante um veterinário apresentar algumas espécies exóticas e explicar um pouco sobre elas”, conta a professora Danielle.

Participaram da visita do veterinário cerca de 50 alunos do infantil 3A e 3B, com idades entre quatro e cinco anos e a receptividade foi positiva. “No início, achamos que alguns ficariam receosos, mas, pelo contrário, percebemos uma mistura de sentimentos de alegria e curiosidade. Todos participaram com muito entusiasmo e aprenderam bastante”, destaca a professora Danielle.

Já as aulas práticas para os alunos dos níveis 4 focou nos estudos sobre as diferentes classes dos seres vivos (mamíferos, aves, anfíbios, répteis e aracnídeos). No Laboratório de Ciências do Colégio os estudantes puderam observar as diferenças e semelhanças entre os seres vivos a partir das amostras disponíveis no local.

A professora do infantil 4 B Claudine Regina Pereira Lagrotta Spessotto conta que a atividade permitiu que os grupos extrapolassem o material didático visto em classe. “O contato pessoal com as espécies no laboratório do Colégio faz do aprendizado algo diferenciado, além de proporcionar um momento muito interessante e prazeroso para a turma”, afirma ela.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens