Mostra Científico-Cultural abre celebração de 140 anos do Colégio Piracicabano
Iniciativas distintas e especiais compõem a celebração de 140 anos do Colégio Piracicabano, a serem completadas no próximo dia 13 de setembro. As atividades, organizadas e coordenadas pela equipe diretiva, em conjunto com a Pastoral Escolar e os docentes, irão reunir os estudantes de todas as etapas de ensino.
Para abrir a programação festiva, acontece no próximo dia 28 de agosto, Mostra Científico-Cultural, em que os estudantes apresentam as experiências realizadas em aula.
Confira a programação completa:
28 de agosto - das 9h às 13h – Mostra Científico-Cultural. Horários de visitação: das 9h às 11h - Alunos da Educação Infantil ao 5º ano B, e das 11h às 13h - 5ª ano A ao 3ª ano do Ensino Médio
31 de agosto – Apresentação de Dança dos alunos do ciclo inicial (a atividade é interna e direcionada apenas aos alunos. O evento será gravado e a exibição ocorre no dia 11 de setembro, na Festa Cultural).
1º de setembro – Show de Talentos, com a participação dos alunos educação infantil ao 4º ano (a atividade é interna e direcionada apenas aos alunos. O evento será gravado e a exibição ocorre no dia 11 de setembro, na Festa Cultural).
2 de setembro – Projeto Solidariedade realizado pela equipe da Pastoral – Nessa data, haverá entrega de caixas de bombom arrecadadas entre os alunos para os profissionais de saúde do Hospital dos Fornecedores de Cana
9 e 10 de setembro - das 8h às 12h – Gincana Cultural, no Salão Nobre (atividade interna, direcionada apenas aos estudantes e docentes)
11 de setembro - Festa Cultural – Apresentação das gravações de dança dos alunos do ciclo inicial e das atividades do Show de Talentos nas mídias sociais do Colégio Piracicabano:
13 de setembro - 19h30 – Culto comemorativo em celebração aos 140 anos do Colégio Piracicabano, no Salão Nobre.
PIONEIRISMO – Reconhecido por diferenciais como ensino bilíngue, a tradição aliada à inovação e a formação ética dos alunos por meio do ensino confessional, o Colégio Piracicabano tem bela história em Piracicaba. Ele cresceu com a cidade, desde o ano em que instalado em 1881.
Com o apoio político dos irmãos Manoel de Moraes Barros e Prudente de Moraes, ambos advogados e políticos influentes na região, a missionária americana Martha Watts abriu as portas da nova escola: "O Colégio Piracicabano". A data foi 13 de Setembro de 1881.
A construção do prédio próprio localizado na esquina das ruas Boa Morte e D. Pedro II ficou pronta em 1884.
O Colégio Piracicabano foi construído e sustentado pelas mulheres metodistas norte-americanas. O objetivo principal dessas mulheres era promover a educação feminina no Brasil.
Por essa razão, até a década de 1930, internato era apenas direcionado às moças. A educação para meninos era em regime de externato. Somente em 1934, criou-se o internato masculino.
O currículo do Colégio Piracicabano oferecia desde os primeiros anos variado elenco de disciplinas, estando muito à frente dos currículos das escolas da época.
Logo após a Proclamação da República, Prudente de Moraes foi nomeado governador do Estado de São Paulo e implantou a reforma do ensino público tendo como modelo o sistema de ensino do Colégio Piracicabano.
Os anos se passaram e a escola metodista cresceu e evoluiu com a cidade. Vários cursos foram criados durante a história do "Piracicabano" para atender as necessidades educacionais da região e o Colégio deixou de ser só Colégio. Passou a abrigar também cursos superiores em 1964 que deram origem à Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).
Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: acervo Colégio Piracicabano
Última atualização: 25.08.2021