Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Mês da família: a união entre os pais e a escola

Mês da família: a união entre os pais e a escola

por anrsanto publicado 03/05/2018 05h00, última modificação 18/05/2018 14h59
Mês da família: a união entre os pais e a escola

O mês de maio é conhecido como o mês das noivas e também o mês de comemoração do Dia das Mães. No entanto, além dessas datas, ao longo de todo este mês também se celebra a família.

Para celebrar a união entre família e escola, praticada no Colégio Piracicabano, distintas atividades são promovidas. Uma delas é a Festa da Família, evento que permite a integração entre as diferentes famílias e, também, a integração os dois grupos, essencial para o aluno.

A orientadora educacional Patrícia Maria Guarnieri Ramos, afirma que antigamente as escolas tinham apenas a função de formação de conhecimento, enquanto a família possuía a responsabilidade da formação social e de valores. No entanto, hoje esses trabalhos se interligam, tanto a família quanto a escola precisam se ajudar para a formação total dos estudantes. “Atualmente, é falso acreditar que, nessa relação entre a família e a escola, há uma divisão de tarefas. Na verdade, o que se expressa na atual realidade é a sincronia dessas diferentes funções”, destaca Patrícia.

DICAS – Pensando nesta parceria entre família e escola, a orientadora cita algumas dicas de atividades que podem auxiliar a educação praticada em casa. “Para as crianças menores, é preciso tempo para brincar de faz-de-conta. Já para as crianças mais crescidas, indico o jogo de regras. Para os adolescentes é fundamental reservar um momento para conversar sobre o dia a dia de cada um. Essas dicas são muito preciosas, pois é por meio desse contato que vamos de fato conhecer os nossos filhos, porém, cada família tem a sua própria autonomia para organizar esse espaço”, pontua.

Patrícia destaca também que cada família possui as suas particularidades, portanto, é importante saber se essas dicas se enquadram na realidade de cada uma ou se é preciso adaptá-las de acordo com a rotina e costumes.

Texto: Gabriela Melo
Edição: Angela Rodrigues