Mensagem da Pastoral Escolar para o 2º semestre de 2022
"Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo". Isaías 43:19
Que bom que voltamos às aulas, seu retorno conosco deixa nosso coração alegre.
Estamos iniciando mais um semestre e os desafios para que possamos concluir este ano bem, serão grandes, mas, vencíveis.
Para este semestre além de juntos/as estarmos orando pelo nosso Colégio, pela sustentabilidade, novos/as aluno/as para o ano de 2023, temos o grande desafio, que é chegarmos ao final deste ano, alcançando todos os objetivos propostos no ensino e no aprendizado. Para isso, precisamos focar nos estudos, nos alvos, sermos responsáveis, buscar ajuda e confiar.
Refletindo no texto acima, do profeta Isaías, meu coração se enche de confiança e aprendo que as circunstâncias não podem falar mais alto, pois se fitarmos os olhos nela, vamos deixar de observar o agir invisível de Deus. Geralmente celebramos coisas concretas, marcantes, grandiosas, mas, tem coisas que são geradas antes mesmo que possamos ver.
Pense comigo: um fruto, por exemplo, tem um agir poderoso de Deus por debaixo da terra antes dele surgir. Ninguém vê, mas está acontecendo. Uma gestação nos seus primeiros momentos tem detalhes extraordinários desde o momento do ajuntamento da semente do homem com a da mulher, depois de fecundado o óvulo vai fazer um caminho maravilhoso até se fixar no lugar correto no útero e tudo isso é imperceptível!!! O sol faz o seu ciclo todos os dias e em sua passagem empresta seu calor, que chega até as águas, faz com que evaporem, chegam até as nuvens e assim, vem a chuva sobre nós. Alguém já viu alguma gotícula subir da roupa molhada do varal? Certo que não, mas está acontecendo.
Assim é o agir de Deus. Ele faz coisas novas todos os dias para o nosso bem. Precisamos perceber.
Te convido à neste semestre que inicia, a caminhar nesta perspectiva de gratidão, contemplando o que Deus faz novo a cada dia, confiando que Ele está abrindo caminhos onde não tem e que vai colocar rios em meio aos desertos que precisamos atravessar.
Que as nossas orações sejam para que Deus traga a vida, o que está sendo gerado no oculto. Estamos confiantes de que a obra que Ele começou através de nossas vidas na educação, há de completá-la.
Meu desejo é que perdure os valores do Reino de Deus. Que o respeito, a ética, a justiça, o amor ao próximo e a generosidade, que esses valores tão necessários para o convívio, não sejam embaçados pelas adversidades do dia a dia. Que possamos nos fortalecer nestes valores e nos cingirmos com a presença de Jesus, que é luz e nos mostra o caminho para prosseguirmos.
Foco, Força e Fé, juntos/as vamos vencer.
Deus nos abençoe, com graça e sabedoria!!
Pastora Márcia Célia Pereira
Coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária do IEP.