Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Matheus J. Moreira, aluno formado no Colégio Piracicabano, conquista aprovação na Esalq/USP

por anrsanto publicado 06/04/2021 05h00, última modificação 06/04/2021 17h49

“Um misto de alegria e surpresa. Até agora não consigo acreditar na aprovação”, é com essas palavras que o estudante Matheus Januário Moreira (imagem ao lado), 20, resume os sentimentos frente a uma grande conquista: a aprovação no curso de Economia, da Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) da USP (Universidade de São Paulo).

O exame da Fuvest foi o único vestibular prestado por ele, além da participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele soube da aprovação no último dia 17 de março, data em que foi divulgada a 1ª lista de chamadas e matrícula.

Matheus ingressou no Colégio Piracicabano na 6ª série do ensino fundamental 2, e permaneceu até o final do ensino médio. Portanto, foram sete anos vividos no dia a dia da escola.

CONQUISTA – O estudante conta que a busca pela aprovação e ingresso na vida universitária teve início em janeiro de 2020.

“Fazia cursinho municipal (no qual passei em 1ª lugar) em modalidade EAD, estudando ao menos 4 horas por dia. Acordava às 4h45 da manhã, trabalhava das 6h às 16h e estudava das 19h às 23h, além dos fins de semana e feriados. Estudei até mesmo na virada de 2021 (risos)”, conta ele.

Além de manter o esforço, o foco e a dedicação nos estudos, ele precisou encontrar forças para driblar e vencer muitos desafios surgidos, no último ano, com a pandemia. Dentre eles, ele aponta “a desmotivação, o cansaço e a disciplina para estudar em casa, necessidade imposta pela pandemia”.

ECONOMIA – Sobre o interesse pela área de economia, Matheus conta que sempre buscou uma carreira que envolvesse tanto ciências humanas como as exatas. “Além de me interessar, desde sempre, por assuntos como mercado financeiro e política, que são temas fundamentais da economia. Meu desejo sempre foi contribuir para a sociedade como um todo, em alguma área de importância global, identificando economia como a melhor carreira a seguir”, afirma ele.

A possibilidade de estudar uma ciência regida por leis que regem o convívio social e a integração dos povos em escala nacional e global foi o que mais o encantou na escolha por essa profissão.

Já sobre os anos de estudo, aprendizado e vivência no Colégio Piracicabano, ele é só elogios. “O Colégio Piracicabano foi fundamental na construção do meu modo de pensar, na formação do meu caráter e dos meus valores, além, é claro, de construir em mim uma base acadêmica sólida e abrangente. Foi o portal de acesso a um mundo multilíngue, uma realidade até então desconhecida para uma criança oriunda da periferia de Piracicaba, que até mesmo reciclava latinhas para tomar café da manhã. Lá, construí cultura, estabeleci conexões. Em suma, o Pira foi a bênção de Deus que possibilitou transformação em minha vida”, afirmou o estudante.

Texto: Assessoria de Imprensa
Fotos: acervo pessoal Matheus Januário Moreira