Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Maratona de entrevistas ensina português e geografia às turmas dos 8ºs anos

Maratona de entrevistas ensina português e geografia às turmas dos 8ºs anos

por anrsanto publicado 05/01/2017 05h00, última modificação 20/12/2016 15h31
Maratona de entrevistas ensina português e geografia às turmas dos 8ºs anos

Por meio do projeto multidisciplinar de geografia e língua portuguesa do Colégio Piracicabano, alunos das turmas dos 8ºs anos do ensino fundamental 2 participaram de maratona de entrevistas com diferentes profissionais. Sob o tema Tecnologia e Sociedade, os estudantes, divididos em grupos, elegeram um subtema dentro da proposta, elaboraram o roteiro das perguntas e buscaram seus entrevistados.

“Em língua portuguesa, a proposta foi trabalhar o gênero entrevista e desenvolver a habilidade oral. Em geografia, abordamos o tema tecnologia, assunto presente na maioria dos campos de trabalho na atualidade”, contam os professores que coordenaram o projeto, Thiago José Bot Bonfim (língua portuguesa) e Maria Eliete Barbosa (geografia).

Entre os entrevistados, atenderam aos alunos Marcelo Gimenes (designer e artista plástico nas empresas Snijder & CO e Barce Foundation na Holanda/arte); Francisco Mourão (professor da Esalq-USP); Fábio Botelho (engenheiro agrônomo); Daniel Pequeneza (químico/biotecnologia); Natanael Camargo e Sheila Hussar (professores e musicistas); Cristiane Sanches (jornalista/comunicação); José Marcos Castro (professor de educação física e treinador/esporte); e Maria Alice Alcarde (agricultora/hidroponia).

“Os estudantes puderam vivenciar uma entrevista real com grande parte de suas principais características, além de adquirir rico conhecimento sobre variadas profissões e a influência da tecnologia nesses trabalhos e na sociedade”, afirmam os professores.

Texto:
Cristiane Bonin