Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Manifestações por democracia são pauta de debates

Manifestações por democracia são pauta de debates

por Colégio Piracicabano — publicado 09/08/2013 11h08, última modificação 05/02/2016 11h16
Manifestações por democracia são pauta de debates

O Colégio Piracicabano abriu espaço para discutir com seus alunos as manifestações que se espalharam pelo Brasil em junho. Na escola, o tema ganhou três dimensões.

Na sala de aula, foi o momento de fazer os alunos conhecerem, numa linha do tempo, o envolvimento dos jovens na política, como os Caras Pintadas. Também houve registro de participação ativa de estudantes e professor durante as manifestações nas ruas de Piracicaba.

Em classe, o professor de geografia Mario Alberto Zenero fez uma relação histórica da participação do jovem na política nacional. Zenero trabalhou os contextos do regime militar brasileiro, Guerra Fria, Diretas Já, Cara Pintada, e suas manifestações populares como resultado de "uma explosão social diante de abusos".

Já o terceiro reflexo das manifestações no Piracicabano veio por meio de um texto crítico, de autoria do aluno do Pira, Gustavo Nunes de Moraes (foto), 3ºA do ensino médio, que foi publicado na seção Carta do Leitor, do periódico Jornal de Piracicaba.

"Sinceramente, não esperava que fossem publicar o meu texto. Enviei o texto para o jornal e para a Câmara dos Vereadores, mas foi por impulso e sem muito preparo. Expressei o que sentia em relação às atitudes dos políticos, e fiquei muito feliz com a publicação. Acho que devemos mostrar nossa opinião, pois sempre uma ideia provocará ou pressionará alguém. E é com essas provocações que a gente consegue reivindicar mudanças", afirma Gustavo.

O jovem avalia que um grande exemplo de expressão popular está em curso no Brasil. Para ele, as pessoas finalmente estão conseguindo usufruir da democracia para se manifestarem e exigirem mudanças.

"Quando participei das manifestações e tive meu texto publicado, me senti potente como cidadão e, pela primeira vez, me senti brasileiro. Penso positivo e tenho esperança de que, daqui para frente, mudanças aconteçam no Brasil. Espero que esse espírito revolucionário permaneça para sempre na mentalidade dos brasileiros", finaliza o jovem.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes