Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Leitura e contação de histórias proporcionam bons hábitos e integração

Leitura e contação de histórias proporcionam bons hábitos e integração

por Colégio Piracicabano — publicado 25/06/2015 11h28, última modificação 05/02/2016 11h16
Leitura e contação de histórias proporcionam  bons hábitos e integração
Estudantes com idade entre oito e dez anos do período integral do Colégio Piracicabano encabeçam o projeto de leitura e contação de histórias. Eles leem para os demais alunos do mesmo regime de ensino com idade a partir dos três anos. O grupo 8 é o responsável por contar histórias para alunos do integral. A atividade é orientada pela professora Ivone Aparecida Magalhães.

O projeto de leitura acontece toda terça feira, durante uma hora, com o objetivo de proporcionar aumento qualitativo no currículo escolar. De acordo com a professora Ivone, a atividade contribui para a qualidade do ensino do Piracicabano.

“Estamos estimulando e incentivando a leitura, proporcionando o ´A+´ no currículo escolar dos nossos alunos . O projeto desperta o gosto pela leitura, o amor ao livro, faz com que se adquira o hábito de ler, e resgatamos  o valor da leitura. Assim levamos os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem”, ressalta a professora Ivone.

A orientadora do projeto acrescenta que a leitura estimula os jovens a buscarem nos livros momentos divertidos e prazerosos. “Todo este universo leva nossos alunos a compreenderem melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo”, diz Ivone.

FERRAMENTAS

O desenvolvimento do projeto de contação de histórias entre alunos do integral foi iniciado a partir da afirmação: “Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, de Mario Quintana. “Fizemos uma reflexão e discussão e, a partir daí, o nosso trabalho vem sendo de enfatizar a importância da leitura, visando maior conscientização sobre os benefícios desta prática na nossa vida”, desta a professora e orientadora.

Os alunos do grupo 8 participantes do projeto têm frequentado, semanalmente, a biblioteca do Colégio quando são realizadas leituras de variados gêneros. Os estudantes também utilizam o laboratório de informática para ouvir histórias disponibilizadas via Portal Educacional.

A parte interativa da atividade foi realizada às terças-feiras de abril e maio, quando os alunos se fantasiaram para apresentações no pátio do Colégio. O projeto prossegue durante todo o ano de 2015 no âmbito da leitura semanal. “Na segunda fase do projeto, os alunos estarão se preparando, conhecendo, lendo poesias para declamá-las aos outros grupos de maneira dramatizada”, conta Ivone.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: