Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lançamentos de bazuca unem física e esportividade

Lançamentos de bazuca unem física e esportividade

por Colégio Piracicabano — publicado 06/06/2013 08h18, última modificação 05/02/2016 11h16
Lançamentos de bazuca unem física e esportividade
Quem não curte uma competição de lançamentos de bazucas? Aproximadamente 30 alunos dos 2os anos do ensino médio do Colégio Piracicabano participaram desta divertida experiência, em abril, na Fazendinha, um amplo espaço de lazer localizado no campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

A iniciativa, na verdade, constitui-se na prática de estudos da disciplina de física nos campos cinemática, dinâmica, trabalho, energia e pressão (hidroestática). A atividade inclui a cooperação entre professor e alunos para confeccionar as bazucas. "Lançamos cenouras e a melhor parte é ver o experimento funcionar", afirma a aluna Luiza Gomes da Silva, 16, do 2º ano A. "É um momento diferente de interação com a física. Nós a praticamos na vida real e não só em formato de cálculo. Também é bom lembrar-se de falar da disponibilidade do professor em promover todo o experimento", conta o aluno do 2º B, José Alexandre de Moraes Monteiro Fuzano, 16.

Coordenador da atividade e professor de física, Marcelo Cássio Liano, o Gammy, aproveitou para destacar que o lançamento de bazuca reviu muito do conteúdo sobre mecânica. "No mínimo, o assunto domina 40% do teste sobre física nas provas de vestibulares", afirmou

A próxima atividade extraclasse em projeto, sob coordenação do professor Gammy, inclui os lançamentos de foguete, feito em cano PVC e com trajetórias filmadas. A expectativa do professor é a de que o experimento ocorra nesse mês de junho, também na Fazendinha.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: divulgação