Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Júri simulado proporciona estudo diferenciado aos 2ºs anos do ensino médio

Júri simulado proporciona estudo diferenciado aos 2ºs anos do ensino médio

por anrsanto publicado 24/01/2017 05h00, última modificação 24/01/2017 14h28
Júri simulado proporciona estudo diferenciado aos 2ºs anos do ensino médio

Docentes das disciplinas de história e literatura se uniram para promover a atividade de júri simulado, aplicada aos alunos do 2º ano do ensino médio do Colégio Piracicabano. A simulação incluiu estudos da linguagem argumentativa e os períodos históricos do arcadismo, iluminismo e Inconfidência Mineira. A atividade anual ocorre nas dependências do Núcleo de Prática Jurídica, setor ligado ao curso de direito do campus Taquaral da Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba.

Como um julgamento real, com advogados de acusação, defesa, juiz, réus e jurados, a atividade contou com ampla pesquisa histórica sobre as personagens envolvidas e sua época, incluindo viagem às cidades históricas de Minas Gerais. “A construção do julgamento só foi possível graças ao trabalho coletivo dos alunos. Ainda houve a participação de cinco jurados que definiram o veredito”, conta a professora de literatura, Elcy Pereira Cason Pecorari.

O professor de história, Paulo Alberto Balbino da Costa, lembra que a atividade interdisciplinar já ocorre há anos. “Os alunos de cada sala se dividem em dois grupos, acusação e defesa, e montam argumentos baseados em documentos históricos para fazer a simulação de um possível julgamento - com júri popular - do poeta Tomás Antônio Gonzaga, acusado de ser o cabeça da Inconfidência. Os alunos se empenham bastante no projeto e acabam adquirindo forte experiência em trabalho em equipe, investigação histórica e argumentação.”

Elcy conta que, de acordo com os alunos, o trabalho teve relevância maior do que a avaliação tradicional em classe. “Foi muito mais que uma prova em termos de conhecimento adquirido, pois, puderam se aprofundar nos conteúdos e a experiência, sem dúvida, ficará marcada como um momento especial de aprendizagem.”

Texto: Cristiane Bonin
Edição: Celiana Perina