Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jornal Pirando aos 131 é lançado durante comemorações de aniversário

Jornal Pirando aos 131 é lançado durante comemorações de aniversário

por Colégio Piracicabano — publicado 20/09/2012 07h39, última modificação 05/02/2016 11h16
Jornal Pirando aos 131 é lançado durante comemorações de aniversário

O jornal Pirando aos 131, um clássico do periodismo anual do Colégio Piracicabano, teve a nona edição lançada no dia 11, no Salão Nobre. A publicação integra as comemorações da semana da escola, que completa 131 anos.

O foco do jornal foi o de trabalhar conteúdos e textos que interajam com a sociedade e que não fossem mera avaliação gramatical, salienta o professor de língua portuguesa e coordenador do projeto jornalístico, João André Brandão Crepschi.

O tema da edição foi votado entre os alunos integrantes do projeto. Música foi a pauta eleita democraticamente entre as duas salas de 1º ano do ensino médio - cerca de 70 alunos participaram das discussões e da elaboração do jornal.

Como retorno aos alunos, o coordenador do projeto destaca que os estudantes deixam de consumir notícias de forma ingênua, realizando textos mais apurados e têm afinados seus sentidos de redação nos quesitos objetividade, clareza e veracidade.

"Melhora o hábito de leitura, o conhecimento sobre atualidades e o nível de crítica pessoal. O fato de fazer perguntas e entrevistas estimula o trabalho de pesquisa e a busca pelo conhecimento", diz o professor Crepschi.

Os alunos trabalham amplamente os estilos e conceitos jornalísticos, entre eles editorial, artigo, crônica, carta ao leitor, reportagem, notícia e resenhas críticas.

Texto: Cristiane Bonin.
Fotos: Fábio Mendes