Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogos Estudantis: Piracicabano é destaque no xadrez

Jogos Estudantis: Piracicabano é destaque no xadrez

por Colégio Piracicabano — publicado 10/12/2013 08h42, última modificação 05/02/2016 11h16
Jogos Estudantis: Piracicabano é destaque no xadrez

O Colégio Piracicabano conquistou boas posições na disputa de xadrez realizada dentro da quinta edição dos Jogos Estudantis de Piracicaba. A equipe masculina foi vice-campeã e, a feminina, chegou à quinta colocação para o jogo de tabuleiro.

A professora de educação física do Piracicabano, Eliana Murbach Geraldi (foto), destaca que o jogo de xadrez é importante para o desenvolvimento dos jovens. "Além de aumentar o poder de concentração, pratica o raciocínio e a estratégia, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar. Foi constatado, também, que o jogo desempenha um papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória", destaca.

A aluna Fernanda Alvim Gava, 14, do 8ºA, conta que havia uma quantidade considerável de jovens disputando o xadrez.  "Nosso time estava desfalcado e, mesmo assim, avalio que conseguimos um bom resultado. A disputa entre escolas é bem interessante."  Davi Cardoso, 15, da mesma classe de Fernanda, integrou a equipe do Pira e indica, para os que desejam começar a jogar, os games de computador para obter as primeiras noções das regras. "Jogar no tabuleiro, ao vivo, é bem diferente", garante Davi.

Os Jogos Estudantis, promovido pela Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) em parceria com as escolas particulares do município, teve início em março e foi encerrado na primeira semana de novembro. O evento reuniu mais de 5.000 alunos, competidores em onze modalidades esportivas divididas em três categorias.

O secretário de Esportes, João Francisco Rodrigues de Godoy, destacou a importância das competições escolares para o desenvolvimento desportivo e convívios familiar e social. "Trata-se de uma verdadeira oportunidade de interação", destacou. A competição reuniu 15 escolas na disputa das modalidades atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, vôlei, damas, xadrez, canoagem e o futebol society.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: banco de imagens e Fábio Mendes