Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jogadores da seleção brasileira recebem cartas de alunos do 1º ano do Pira

Jogadores da seleção brasileira recebem cartas de alunos do 1º ano do Pira

por Colégio Piracicabano — publicado 23/06/2014 12h32, última modificação 05/02/2016 11h16
Jogadores da seleção brasileira recebem cartas de alunos do 1º ano do Pira

Alunos e professora passaram por uma experiência estimulante em uma atividade em referência à Copa do Mundo 2014. A pedido dos estudantes do 1ºA, todos ainda em fase de alfabetização, a docente Fernanda Mariano coordenou a redação de cartas pessoais endereçadas aos jogadores de futebol da seleção brasileira.

A atividade integrante das ações Pira na Copa resultou na produção de 26 cartas, com textos e desenhos, e enviadas, uma a uma, para o desportista de preferência do remetente - Neymar foi o recordista de endereçamentos.  Fernanda redigiu uma carta para apresentação do projeto e a pretensão com a ação.

"As crianças ficaram empolgadíssimas ao saber que poderiam escrever para os jogadores, pois muitas delas acham que eles são intocáveis/distantes, que moram dentro da televisão, como super-heróis, e ter a oportunidade de escrever para um jogador de pertinho, por meio da carta, foi emocionante para nossos alunos", conta um trecho da carta da professora enviada à CBF.

Todas correspondências foram postadas via Correios no dia 17 de junho para o endereço da Granja Comary, em Teresópolis (RJ), sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). "As crianças realizaram frases com incentivos, perguntas e sugestões aos jogadores e, para que eles identificassem quem escreveu a carta, os alunos fizeram desenhos de si próprio com o jogador escolhido", conta a professora Fernanda.

Durante o processo de produção do material foi discutido, em roda, o motivo da escrita.  "As crianças, em geral, questionaram sobre a reação dos jogadores a carta e algumas comentaram: "acho que o Neymar vai ficar emocionado quando ler a minha carta"; "Será que ela vai falar de mim na televisão?. As crianças estão na fase de alfabetização, ou seja, início da construção da escrita e esta foi uma forma de estímulo bem interessante", destaca a docente.

Texto:
Cristiane Bonin