Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Japão no Piracicabano: workshop sobre a cultura japonesa

Japão no Piracicabano: workshop sobre a cultura japonesa

por Colégio Piracicabano — publicado 14/09/2012 07h38, última modificação 05/02/2016 11h16
Japão no Piracicabano:  workshop sobre a cultura japonesa

O Colégio Piracicabano promove o workshop Cultura e Língua Japonesa. O evento é gratuito e tem como público-alvo os estudantes dos 9º anos do ensino fundamental 2 e todas as turmas do ensino médio.

O workshop acontece de 19 de setembro a 31 de outubro. As atividades ocorrem em dois horários, sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 15h para o grupo 1 e, das 16h às 17h30, para o grupo 2. Cada grupo terá o máximo de 25 inscritos.

O objetivo é promover o encontro entre diferentes culturas, adquirir noções básicas sobre o idioma japonês, além de praticar o inglês. As atividades serão ministradas pelo japonês Kaaku Kirk Ikeda (foto), aluno do curso de economia da Nagasaki Wesleyan University, e que está participando de intercâmbio cultural na Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba.

REQUISITOS

Como o idioma a ser usado no workshop será o inglês, conhecer a língua estrangeira é prerrequisito para participação do evento. A coordenação do workshop pede que o aluno tenha noções pré-intermediárias para melhor aproveitamento das atividades.

Origamis, conceitos básicos da língua japonesa, sumô, sushi, games japoneses, um dia de rotina escolar no Japão - incluindo roupas e músicas - fazem parte das propostas do workshop. A coordenadora do ensino bilíngue do colégio, Juliana Bonetti Valério, destaca que é a primeira vez que a língua e a cultura japonesas têm foco em um workshop pedagógico.

"É importante adquirir conhecimentos sobre a cultura japonesa, uma vez que vivemos em um mundo globalizado e não podemos pensar apenas no mundo norte-americano e na língua inglesa como único idioma e cultura estrangeira a ser estudados", destaca a coordenadora.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes