Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Interculturalidade no Piracicabano

Interculturalidade no Piracicabano

por Colégio Piracicabano — publicado 31/01/2013 14h50, última modificação 05/02/2016 11h16
Interculturalidade no Piracicabano
O interesse pela diversidade cultural vem suscitando atenção crescente da comunidade internacional desde o começo do século 21, aponta o relatório mundial de 2009 da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Acompanhando essa vertente, a diretora do Colégio Piracicabano, Marilice Trentini de Oliveira (foto), participa de eventos, viagens e congressos promovidos em outros países para trazer à instituição de ensino o que há de melhor a respeito da interculturalidade.

A última viagem internacional de Marilice foi para o Canadá, país no qual permaneceu por 30 dias, em novembro. As experiências anteriores incluem passagens pela Bolívia, Peru, Panamá, Uruguai e Índia. "Tenho viajado pelo menos uma vez por ano para congressos em outras instituições metodistas pelo mundo. Em todas as oportunidades, apresentei trabalhos com relatos ocorridos no Colégio Piracicabano", conta ela sobre a troca de experiências.

Na última viagem feita pela diretora, o foco foi a língua inglesa. Mas, mais dos que aulas, a oportunidade é de imersão cultural, proporcionada na vivência com grupos de alunos de diversas nacionalidades e visitas a locais como Royal Ontario Museum, Casa Loma, University of Toronto, Queens Park, Fort York e High Park. "Sinto cada vez mais segurança quanto a me expressar em inglês e, principalmente, tenho a oportunidade de trazer novas ideias para a escola dentro do conceito interculturalidade."

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes