Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Intercultura promove conhecimento e diálogo social

Intercultura promove conhecimento e diálogo social

por Colégio Piracicabano — publicado 02/01/2013 13h36, última modificação 05/02/2016 11h16
Intercultura promove conhecimento e diálogo social
A África do Sul estará presente nas atividades interculturais de 2013 do Colégio Piracicabano. A recepção de pessoas de outros países, e a inclusão delas no universo escolar no sentido de promover cultura e sociabilização, é uma forma de estimular a vivência entre estrangeiros, estudantes ou professores e alunos do Piracicabano.

Em 2012, os estudantes contaram com a oportunidade de participar de dois workshops internacionais (argentino e japonês) ministrados por intercambistas dos respectivos países e fomentando a cultura, culinária e tradição. Ao longo do ano, também passaram pela instituição de ensino cinco professores estrangeiros - vindos dos EUA, Colômbia, Japão e Argentina - que atuaram no colégio ministrando aulas ou palestras.

Segundo a coordenadora do ensino bilíngue, Juliana Bonetti Valério (foto), para o próximo ano já está confirmada a vinda de um intercambista da África do Sul, que irá compartilhar vários hábitos inerentes à sua cultura, além do idioma, o inglês, e de alguns dialetos daquele país.

"A presença de estrangeiros promove a troca riquíssima entre culturas, além da prática do idioma. O contato, tanto com professores nativos ou alunos internacionais, estabelece o aprimoramento da língua inglesa assim como reflexão sobre a nossa cultura. Esse momento também desperta a tolerância referente ao diferente, pois nossos alunos, como a grande parte dos brasileiros, são solícitos e tentam ajudar aqueles que estão em dificuldades com relação à adaptação numa nova cultura ou até mesmo de compreensão da rotina", destaca a coordenadora.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Banco de imagens e Fábio Mendes