Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Intercambistas do Pira destacam pontos positivos de participar de intercâmbio

Intercambistas do Pira destacam pontos positivos de participar de intercâmbio

por Colégio Piracicabano — publicado 01/01/2015 14h40, última modificação 05/02/2016 11h16
Intercambistas do Pira destacam pontos positivos de participar de intercâmbio

O programa de intercâmbio do Colégio Piracicabano levou sete alunos ao Canadá nas férias de Julho. O grupo passou um mês no exterior para um programa de englobava estudos e atividades culturais, sob acompanhamento da agente de Intercâmbios do Pira, Patrícia Farias.

Integraram o grupo de intercambistas de 2014 do colégio, os alunos Luis Felipe Paiser e Enrico Gutierrez do 9º ano do ensino fundamental 2, Maria Luiza Pollo, do 1º ano do ensino médio, André Bortoletto, Pietro Argoud e Ronaldo Borsato Junior, do 2º ano EM; e Heitor Araujo Cintra Inacio, do 3º ano EM.

"Destaco a educação, de professores e das pessoas que moram no Canadá. Todos são muito simpáticos, inclusive os que você encontra na rua. A infraestrutura e a organização do país também impressionam. Entre os passeios, a ilha Centre Island (Toronto) é um lugar calmo, com uma pequena praia, uma ótima paisagem para andar de bicicleta", disse o aluno Heitor Inacio.

A agente de intercâmbios Patrícia relata que o grupo obteve real aproveitamento do intercâmbio. "Além de perceber que todos se divertiram muito durante os passeios, os nossos alunos foram classificados nos níveis mais avançados do curso de inglês. Também fizeram amizade com alunos de diversas nacionalidades, como colombianos, russos, mexicanos, argentinos e brasileiros", destaca Patrícia.

A viagem também foi um exercício para a fase adulta. "Eles tiveram a sensação de independência e liberdade, pois, em determinados momentos, podiam sair sozinhos ou acompanhados por seus colegas. A experiência de maturidade também foi proposta, já que eles tiveram que administrar dinheiro e executar tarefas simples do cotidiano, como lavar as próprias roupas", conta a agente.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes/ acervo