Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Integrar grupos de teatro fortalece a formação acadêmica

Integrar grupos de teatro fortalece a formação acadêmica

por Colégio Piracicabano — publicado 23/10/2012 12h43, última modificação 05/02/2016 11h16
Integrar grupos de teatro fortalece a formação acadêmica

Trabalhar a mente e o corpo em sincronia. Esta são as propostas das aulas de teatro inseridas na grade curricular das turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental do Colégio Piracicabano. Sem a pretensão de formar atores ou atrizes, cada turma recebe um formato específico de aulas conforme a faixa etária, como conta o professor dos grupos teatrais Márcio Abegão (na foto acima com alunas do Colégio).

Portanto, despertar corporalmente a magia dos livros e os conhecimentos obtidos em classe é o foco do teatro. "Nosso objetivo é propor jogos, realizar dinâmicas, brincadeiras, ou seja, exercícios que estimulem a concentração, o trabalho em equipe e a sociabilidade. Este é um meio de formar bons cidadãos", destaca.

Para os pequenos, há exercícios em palco, sem comprometimento com espetáculos. Já os 4º e 5º anos já realizam apresentações para os amigos da escola e para os pais.

"A ideia é sempre aproveitar o conteúdo aplicado em sala de aula. Um livro que fez parte dos ensinamentos em classe, por exemplo, recebe um trabalho de adaptação livre por parte dos alunos, sob a supervisão do professor", ressalta Abegão.

O ponto alto das aulas de teatro são as apresentações do 5º ano na tradicional Festa da Alegria.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes