Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Integração é a marca das festas do Piracicabano

Integração é a marca das festas do Piracicabano

por Colégio Piracicabano — publicado 27/05/2013 11h54, última modificação 05/02/2016 11h16
Integração é a marca das festas do Piracicabano

A Festa da Família, promovida no último dia 5 de maio, reuniu aproximadamente 1.500 pessoas dentre alunos, familiares e colaboradores do Colégio Piracicabano. Os grandes eventos da instituição de ensino - as festas da Família, junina e de aniversário - têm como principal marca a integração entre os estudantes e seus responsáveis, destaca a diretora do colégio, Marilice Trentini de Oliveira. "As crianças e adolescentes precisam perceber suas famílias envolvidas na vida deles. Isso é muito importante nessa fase de formação e, inclusive, para a autoestima desses jovens", afirma Marilice. A partir do número de convidados presentes no último evento, a diretora avalia como muito bom esse nível de envolvimento existente no Piracicabano.

A Festa da Família é realizada há aproximadamente 25 anos. Esse evento é uma forma de celebrar os dias das Mães e dos Pais, colocando de lado o consumismo implícito nas datas e reunir não apenas os pais. "Também participam da festa vizinhos, avós e amigos. A intenção é valorizar o afeto e a atenção aos jovens", comenta a diretora do colégio.

Todo dinheiro arrecadado com a venda de bebidas e alimentos na Festa da Família é revertido para as comissões de formaturas do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Marilice lembra que todos participam ativamente do evento. "São 970 alunos da educação infantil ao ensino médio, e a organização da festa é um trabalho coletivo. Muitos pais e estudantes se unem para planejar a venda das comidas e trabalhar. Mas toda a comunidade escolar participa fazendo as compras ou realizando outras atividades", diz a diretora.

Uma das ações é destacada pela coordenadora do Ecopira, a professora de geografia Maria Eliete Fernandes Corrêa Barbosa. "Todos se empenham também recolhendo e realizando o descarte correto do material produzido na festa para a reciclagem", conta ela.

PRÓXIMAS - O próximo evento do Colégio Piracicabano é a festa junina, que ocorre no dia 22 de junho, na Fazendinha do campus Taquaral da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Mais do que uma celebração, esse evento tem como proposta expor os projetos em curso na instituição. "A festa junina envolve a questão da colheita de frutos, ou seja, o objetivo é apresentar o que os alunos estão fazendo no colégio, o que incluiu desporto, Mind Lab e tecnologia", informa a diretora do colégio, Marilice Oliveira.

Já a terceira grande festa do Piracicabano ocorre em setembro, de 9 a 15. O aniversário da instituição - que neste ano chega aos 132 anos - sempre se concentra na história do Piracicabano associando-a com a de Piracicaba e a importância do metodismo. A oportunidade do aniversário também foca no formato bilíngue do ensino internacional do Piracicabano e em diversos trabalhos envolvendo cultura, artes e ciência, desenvolvidos em conjunto com o Centro Cultural Martha Watts. "Durante essa semana de aniversário, o colégio como um todo se torna uma grande sala de aula", conta a diretora Marilice, destacando que a Pastoral Escolar dá suporte a todas as programações festivas.

Texto: Cristiane Bonin
Edição de texto: Angela Rodrigues