Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Homenagem aos 175 anos de Martha Watts, fundadora do Colégio Piracicabano

Homenagem aos 175 anos de Martha Watts, fundadora do Colégio Piracicabano

por anrsanto publicado 12/01/2019 05h00, última modificação 12/02/2020 22h06
Homenagem aos 175 anos de Martha Watts, fundadora do Colégio Piracicabano

13 de fevereiro de 1845. Essa foi a data em que, há exatos 175 anos, nasceu nos Estados Unidos, Martha Watts, fundadora do Colégio Piracicabano. Jovem missionária americana, ela mudou os rumos da educação quando decidiu se arriscar e embarcar para o Brasil com a missão de educar mulheres. Graças à sua paixão nasceu o Colégio Piracicabano.

Foram vários os desafios ao longo de sua trajetória, como o de desembarcar em um país desconhecido, sem dominar o idioma. Mesmo assim, ela persistiu na realização de seus sonhos e, em 1881, criou o Colégio Piracicabano. Com a inauguração da escola, a luta para transformar a educação da época estava apenas no início.

Após a consolidação do Colégio Piracicabano, local em que permaneceu por 14 anos, Martha Watts fundou outras instituições educacionais metodistas: o Colégio Americano, em Petrópolis (RJ) e o Colégio Izabela Hendrix, em Belo Horizonte. Por essas iniciativas, ficou conhecida como a “semeadora de escolas”. Em 1909, ela retornou aos Estados Unidos, onde faleceu.

MARCO PARA A EDUCAÇÃO – Para Joceli Lazier, coordenadora do Centro Cultural Martha Watts, espaço criado em 2003 e que homenageia a missionária, as palavras que melhor descrevem a educadora são: destemida, determinada e carismática. Joceli afirma que Martha Watts foi uma mulher que enxergou além de suas fronteiras, e acreditou que a mulher poderia ser a protagonista da sua própria história, juntamente com os homens. “Ela foi um marco para a superação da educação excludente tanto no Brasil como em Piracicaba. Ela incluiu a mulher nos processos amplos de ensino-aprendizagem, muito além de meras atividades domésticas”, destacou Joceli.

Sobre a importância e o significado de Martha para a educação no Brasil, Joceli aponta que a missionária foi pioneira e responsável por fundar a primeira escola metodista do país, com métodos inovadores para a época. Segundo ela, o legado de Martha é o de que educar significa dar asas para a imaginação e à criatividade.

A missionária é lembrada em distintos momentos do calendário escolar pelos alunos, docentes e funcionários do Colégio. Entretanto, a diretora, profª Joselene Henriques, afirma que é necessário apresentar ainda mais destaque à figura da educadora como forma de reescrever a história diariamente. “Nossas vidas são constituídas também por marcas deixadas pelos que trilharam este caminho antes de nós”, afirma Joselene.

Texto: Carolina Piazentin
Edição: Angela Rodrigues