Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Há 15 anos representantes de classe são eleitos

Há 15 anos representantes de classe são eleitos

por Colégio Piracicabano — publicado 28/04/2012 08h19, última modificação 05/02/2016 11h16
Há 15 anos representantes de classe são eleitos

Mais de 800 alunos do 1º. ano do ensino fundamental ao 3º. ano do ensino médio do Colégio Piracicabano elegeram, a dupla de representantes de classe para 2012. "Essa é uma tradição que há mais de 15 anos mobiliza alunos e professores da escola e que faz parte do nosso projeto pedagógico", conta a professora Fátima Suzegan Rosa, coordenadora pedagógica do ensino fundamental.

A escolha dos representantes obedece a um processo. "Primeiramente, as classes realizam uma convenção, onde são escolhidas três duplas que disputarão o cargo, conta. Na duas semanas subsequentes, os alunos são estimulados a debater as propostas dos candidatos e a fazer campanha. "Aproveitamos o momento para discutir com os estudantes a importância do voto, que é um exercício da cidadania, e a debater outras questões relacionadas à política local e até nacional", diz ela.

Três terminais de consulta do colégio se transformaram em "urnas eletrônicas", usadas no dia da eleição. "O processo tradicionalmente envolve mesários; há planilhas com o nome e o RA de cada aluno, que são assinadas na hora de votar. O processo é bem parecido com as eleições que conhecemos no Brasil", destaca Fátima.

A apuração e o resultado aconteceram no mesmo dia da eleição. Os escolhidos tomaram posse e vão participar de reuniões com a equipe diretiva, onde apresentarão as reivindicações, sugestões e reclamações de seu grupo.

Texto: Cristiane Sanches
Fotos: Fábio Mendes