Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Gincana cultural e esportiva é um dos destaques da celebração de aniversário

Gincana cultural e esportiva é um dos destaques da celebração de aniversário

por anrsanto publicado 04/09/2018 05h00, última modificação 05/09/2018 14h41
Gincana cultural e esportiva é um dos destaques da celebração de aniversário

Um dos eventos em comemoração aos 137 anos do Colégio Piracicabano é a Gincana Cultural e Esportiva. A iniciativa é destinada ao público interno e reúne os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2 e ensino médio, promovendo distintas competições esportivas e culturais.

Os eventos da gincana ocorrem ao longo da semana de aniversário do colégio. A abertura e apresentação das equipes participantes serão promovidas na segunda-feira, 10, enquanto as competições serão realizadas no decorrer da semana.

Além dos estudantes, também poderão acompanhar a Gincana nos dias 13 e 14 de setembro, os pais de alunos do 3º ano do ensino médio e os ex-alunos que se formaram no Colégio Piracicabano entre os anos de 2007 e 2017. Os interessados desses segmentos em participar deverão realizar a inscrição pelo contato (19) 3124-1867, da coordenação pedagógica do ensino fundamental 2 e ensino médio. As vagas são limitadas.

A professora Suzane Alaíde Lindoso da Silva, que ministra aulas de literatura e gramática e também é responsável pela parte cultural da atividade, destaca que o evento traz inúmeros benefícios para a educação dos estudantes. “Além de possibilitar o desenvolvimento de áreas que normalmente não fazem parte da dinâmica da escola, há a questão de se trabalhar em grupo”, afirma Suzane.

EQUIPES – Para a promoção da gincana os estudantes são divididos em 4 equipes que são lideradas pelos alunos dos 3ºs anos. Uma delas é a aluna Júlia Oliveira Marcelino, que cursa o 3º ano do ensino médio. Ela conta que os preparativos começaram antes das férias e, também, que, para definir as equipes os estudantes são divididos de acordo com as afinidades. “Como temos muitas provas em áreas diferentes organizamos e dividimos, dentro de cada equipe, as provas culturais e esportivas segundo a facilidade, habilidade e disposição de cada um para lidar com determinada área. Então cada grupo ou aluno da equipe fica responsável por uma parte da gincana. Assim, ninguém fica sobrecarregado”, conta a estudante.

As provas culturais da Gincana são avaliadas por uma banca de júri formada por professores do colégio. O grupo analisa diversos aspectos além da apresentação, tais como a expressão corporal e a torcida.

Além disso, no último dia do evento, cada equipe também é responsável por levar um bolo alusivo aos 137 anos do Colégio Piracicabano. O bolo passa pela avaliação do júri, e os escolhidos como o mais bonito e o mais saboroso ganham pontos.

Além das ações culturais, a gincana conta ainda com a parte esportiva, por meio da qual os alunos competem em variados esportes como: voleibol, futsal, handebol, basquetebol e queimada. Essas competições são realizadas na quadra de esportes do Colégio.

EXPERIÊNCIAS – Para o estudante Gustavo Gonçalves da Silva, do 3º ano do ensino médio, a preparação é uma de suas ações favoritas da Gincana. “A preparação, apesar de ser uma das partes mais complexas, é das mais divertidas e das que promovem o maior crescimento social, em minha opinião. A preparação, assim como a gincana toda, é parte essencial da formação do “aluno do colégio”; nela nós corremos atrás de patrocínios, desenvolvemos o design das roupas, pensamos no que faremos em cada prova e nos organizamos para decidir quem terá a maior responsabilidade em cada prova”, conta Gustavo.

Já Julia Oliveira conta que suas atividades favoritas da iniciativa são as apresentações. “São as apresentações da torcida americana, em que os alunos ficam torcendo e gritando nos bancos do salão nobre. Já na parte esportiva é a competitividade saudável nos jogos. Todos sempre dão o seu melhor com respeito e muita energia”.

A soma de pontos de todas as equipes e a divulgação da turma vencedora ocorre na sexta-feira, 14, no Colégio Piracicabano.

Texto: Gabriela Melo
Edição: Angela Rodrigues