Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aulas de futsal permitem vivência esportiva

Aulas de futsal permitem vivência esportiva

por staraujo publicado 27/05/2016 05h00, última modificação 19/05/2016 15h17 expirado

O futsal é parte do projeto pedagógico do Colégio Piracicabano, com o papel de desenvolvimento da atividade motora, participação de campeonatos e vivência esportiva. Alunos do fundamental 1 ao ensino médio têm acesso às aulas com o foco de não perder o lado lúdico e divertido do jogo, motivo maior da aproximação do menino com a bola, conta o professor de educação física do Piracicabano, José Colletti.

O desenvolvimento do esporte segue etapas: habilidades básicas do futsal, organização coletiva e refinamento das habilidades motoras e do aprimoramento das variações táticas do futsal. “Soma-se ao aprendizado do esporte a construção da vivência esportiva, pautada na inclusão. Assim, o desafio é buscar uma vivência, onde aqueles alunos mais habilidosos e dotados de um repertório motor mais desenvolvido, convivam, ensinem e aprendam com aqueles menos habilidosos.”

A sequência da formação humana no futsal é refletir criticamente sobre os sentidos da competição. “Conceitos aparentemente naturais do mundo de esporte, como vencedor, perdedor, adversário/inimigo, malandragem, devem ser sempre contextualizados e relativizados para que a vivência esportiva, que a princípio é um espaço de prazer, sociabilização e vida com qualidade, não se torne um instrumento de sofrimento.”

VÁ TREINAR com José Colletti

Fundamental 1 – Grupo 1: 2º e 3º anos aos sábados das 9h às 10h40.

Grupo 2: 4º e 5º anos aos sábados das 10h40 às 12h20.

Fundamental 2 – Grupo 3: 6º e 7º anos às quintas-feiras das 18h às 19h40.

Fundamental 2 e ensino médio – Grupo 4: 8º, 9º e ensino médio às quartas-feiras das 18h às 19h40.

O professor José Colletti é formado em educação física pela Unimep e tem especializações em educação física escolar (Unicamp), pedagogia do movimento (Unimep), pedagogia do esporte escolar (Unicamp) e é mestre em educação (Unimep).

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes