Filmes e HQs são usados durante as aulas de filosofia
O projeto extracurricular Filosofia da Linguagem do Colégio Piracicabano tem 25 alunos matriculados e é oferecido para todo ensino médio. O objetivo é ensinar filosofia por meio da leitura de imagens, utilizando como ferramenta as histórias em quadrinhos e o cinema.
Coordenado pelos professores Everton Felipe e Taitson Santos os alunos do Pira exercitam outras maneiras de pensar, a chamada emocional-intuitiva. É proposta dos organizadores do projeto trabalhar a busca da compreensão filosófica sobre a linguagem visual (histórias em quadrinhos e cinematográfica); análise de HQs, textos e filmes, a partir de metodologia filosófica; e conceituação da semiótica da imagem em HQs, fotografia e cinema.
"Desde antes de a abertura das inscrições os alunos demonstraram interesse na proposta. Isso porque por meio dela é possível dialogar com diversas áreas do conhecimento, levantando temas e discussões bastante pertinentes, essencialmente para os pré-vestibulandos. Após os primeiros encontros percebemos, seja pelas aulas, seja nas pesquisas que os mesmos têm realizando autonomamente, um interesse crescente, inclusive com a chegada de novos alunos", conta o professor Santos, informando que o curso deve ser oferecido novamente em 2015.
Thiago Brusantin Felli, 17, aluno do 2º B, participa do curso e conta que está animado com o que está aprendendo. "Achei que essa ação do Pira, de proporcionar este tipo de curso, uma ideia brilhante, pois conseguimos, utilizando das mídias HQs e filmes, perceber referências de vários conceitos filosóficos", diz o estudante.
Texto: Cristiane Bonin
Edição/coordenação: Celiana Perina
Foto: banco de Imagens
Última atualização: 14/07/2014