Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Festa Cultural acontece dia 16, na Fazendinha

Festa Cultural acontece dia 16, na Fazendinha

por anrsanto publicado 13/09/2017 05h00, última modificação 13/09/2017 15h59
Festa Cultural acontece dia 16, na Fazendinha

As festividades que celebram os 136 anos de fundação do Colégio Piracicabano terminam em grande estilo no sábado, dia 16, com a realização da primeira edição da Festa Cultural, que acontece na Fazendinha da Unimep, das 10h às 18h30.

Segundo a coordenadora da Pastoral Escolar e Universitária do IEP, pastora Márcia Célia Pereira, a Festa Cultural resgata um dos eventos realizados pelo Colégio ao longo de sua história. “Havia uma festa, em meados dos anos 1940, que acontecia no mês de aniversário, com danças circulares, jogos, brincadeiras, em que os alunos apresentavam-se ao público, visando trazer algo das culturas regionais do nosso país e também de outros países que nos influenciaram”, conta.

A pastora conta que a Festa Cultural não veio substituir a Festa da Colheita, que acontecia em junho. “Após avaliações, analisando as dificuldades que surgiam quanto aos ensaios, a data próxima à Festa da Família (realizada em maio) e outros, optamos por extinguir a Festada Colheita. Percebemos que, com a demanda de crescimento do colégio e os desafios pedagógicos que sobrecarregam de atividades, fazer uma festa em cada semestre traria equilíbrio e fôlego para toda a equipe pedagógica e diretiva do Colégio”, afirma.

De acordo com a pastora, a cada ano, a festa homenageará a cultura de um Estado brasileiro ou de outros países. “Nesta primeira edição, a Festa Cultural homenageará Piracicaba por seus 250 anos”, conta.

Segundo ela, o evento terá apresentações de danças, encenações, quadrilhas, barracas com comidas típicas e um festival de música com a participação de bandas de alunos e de ex-alunos do Colégio. “Além das apresentações de cada segmento de ensino, conforme a programação enviada pelas coordenadoras, teremos o encerramento da gincana com a apresentação da torcida americana, suas danças e gritos das equipes participantes e o resultado da equipe ganhadora”, destaca.

As famílias, juntamente com toda equipe do Colégio, destaca a pastora, têm escrito a história de 136 anos. “Portanto, são nossas convidadas especiais em todas as programações abertas. Será nossa alegria celebrarmos juntos. Faço aqui um convite: não fique de fora, venha participar e se alegrar conosco pelos 136 anos do Piracicabano”, afirma Márcia.

Segundo a pastora, a Festa Cultural nos remete à terra. “Para nós, que acreditamos que tudo que temos vem de Deus e o que fazemos é para cumprir a Sua missão, recebemos tanto as bênçãos que nos alegram quanto as dificuldades que enfrentamos, mas que nos fortalecem, com gratidão. Ensinamos que a gratidão brota de um coração que reconhece no outro o amor e o cuidado de Deus para conosco. Sentimos o coração cheio de gratidão pelos frutos semeados, pelas colheitas do ensino e pelas virtudes do Reino de Deus que imprimimos na vida de cada um que aqui passa e escreve a história do nosso Colégio”, acrescenta.

Clique aqui para ler a programação completa.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Edição: Celiana Perina