Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Excursão proporciona "mergulho" na história de São Paulo

Excursão proporciona "mergulho" na história de São Paulo

por Colégio Piracicabano — publicado 18/06/2013 13h59, última modificação 05/02/2016 11h16
Excursão proporciona "mergulho" na história de São Paulo
Geografia, história, meio ambiente e urbanização. Cerca de 50 alunos dos 5°s anos A e B, do ensino fundamental, do Colégio Piracicabano puderam vivenciar essas disciplinas em uma viagem à cidade de São Paulo, promovida no último dia 28. A visita foi dirigida pela equipe do curso de história da USP (Universidade de São Paulo), Pé na História e há dez anos, o Piracicabano realiza esses passeios com essa monitoria especializada.

O passeio incluiu visitas a pontos históricos paulistanos, com início pelo Pateo do Collegio, igrejas São Francisco, São Bento e Nossa Senhora do Carmo, em seguida pela praça da Sé e pelo Marco Zero lá fixado, além do Museu Anchieta, Solar da Marquesa e, também, viaduto do Chá, Vale do Anhangabaú e Edifício Martinelli.

Durante o percurso, os estudantes puderam observar as arquiteturas das igrejas e do Pateo; objetos antigos dos museus, como ferro de passar e jornais impressos, e requintados, como o conjunto de jantar no Solar da Marquesa; as maquetes da cidade do período de seu nascimento e tempo atual; e o palacete sobre o primeiro arranha-céu de São Paulo.

"Nas maquetes, os alunos viram a importância da proximidade dos rios para que a população se instalasse. Ficaram curiosos com o fato desses leitos não estarem mais visíveis, o mesmo para o Vale do Anhangabaú, indagando sobre onde estaria o acidente geográfico. Todas as visitas foram muito ricas porque esse trabalho de vivência, sob orientação do pessoal da USP, traduz melhor o que aprendemos nos livros e em sala de aula", destaca a professora do 5º ano B, Ivone Aparecida Magalhães, que acompanhou a excursão à capital.

Rodrigo Rocha Meca, 9, aluno do 5º ano B, conta que gostou mesmo da praça da Sé. "Adorei aquele lugar por sua beleza, principalmente as palmeiras imperiais e o Marco Zero", diz ele. Na mesma classe de Rodrigo, Maria Leticia Franche Duarte, 10, afirma que seu fascínio foi pelo Pateo do Collegio. "Lá nasceu São Paulo e a história da catequese. Principalmente, me chamou muito a atenção a conservação do chão e a estrutura interna do prédio", conta Maria Leticia.

Texto: Cristiane Bonin
Edição de texto: Angela Rodrigues