Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-aluno do Piracicabano lança livro sobre energia solar e eólica

Ex-aluno do Piracicabano lança livro sobre energia solar e eólica

por anrsanto publicado 18/04/2017 07h00, última modificação 18/04/2017 14h32
Ex-aluno do Piracicabano lança livro sobre energia solar e eólica

O ex-aluno do Colégio Piracicabano, cientista e pesquisador Andrés Luciano Guerra Tumang lançou o livro Energia Solar e Eólica – Experiência Real de um Sistema Construído de Maneira Eficiente e Não Ligado à Rede – Off-Grid. Na obra, ele narra suas experiências com um sistema fotovoltaico e eólico e ensina o leitor a fazer o mesmo sistema. Mas adverte: “É preciso ter conhecimentos sólidos de eletricidade e eletrônica, caso contrário, sugiro a contratação de uma empresa especializada”.

Segundo ele, o interesse pelo assunto surgiu com a crise de energia elétrica no Brasil. “Como sou radioamador e o equipamento precisa estar ligado 24 horas por dia, me preocupei em encontrar alternativas que garantissem o fornecimento de energia”, detalha. O sistema desenvolvido por ele propiciou  economia de 80% no consumo de eletricidade.

Graduado em logística, pós-graduado em gestão de pessoas e técnico em eletrônica, Andrés doou exemplares do livro à biblioteca da Unimep. A obra pode ser adquirida na livraria Nobel do Centro (rua Moraes Barros, 770, Centro, Piracicaba). O valor é R$ 45.

Texto: Cristiane Sanches
Edição: Celiana Perina