Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudo de campo aprofunda conhecimentos de história e geografia para alunos dos 7ºs anos

por anrsanto publicado 29/08/2016 05h00, última modificação 29/08/2016 08h41

A equipe do Colégio Piracicabano leva, no fim de agosto, as turmas dos 7ºs anos para estudar in loco as disciplinas história e geografia na fazenda Nossa Senhora da Conceição, localizada em Jundiaí (SP). Como complemento aos estudos em classe, os alunos poderão conhecer de perto a história do ciclo do café, da imigração e da escravidão por meio de prédios preservados, documentos e fotos da época.

A Fazenda Nossa Senhora da Conceição iniciou suas atividades em 1810 com o cultivo de cana-de-açúcar. Naquela época contava com 120 escravos em uma extensão territorial de 3.000 alqueires e possuía aproximadamente 350 mil pés de café. A fazenda pertenceu a Francisco José da Conceição, o Barão de Serra Negra, proprietário de várias fazendas na então província de São Paulo.

Atualmente, pratica-se na fazenda o turismo rural e cultural. “Consideramos que esta é uma abordagem interdisciplinar dos diferentes conteúdos programáticos. Além disso, há o desenvolvimento das capacidades de observação, comparação e análise entre o estudado na escola e o observado na viagem, o que faz com que o aprendizado tenha mais sentido aos alunos”, afirma Thais Gonsales Soares, professora de história e assessora da área de ciências humanas do Piracicabano.

A viagem é planejada pelo corpo docente, juntamente com a coordenação do Colégio, para que possibilite a aproximação e o aprofundamento do conteúdo estudado em sala de aula. Os alunos também farão um passeio de trem a vapor, a Maria Fumaça, e, durante o trajeto, serão abordadas noções de funcionamento das máquinas; comparação entre os meios de transporte e a importância sobre o transporte ferroviário na época do café.

Texto: Cristiane Bonin
Edição: Celiana Perina