Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes visitaram a mostra 30 x Bienal - Transformações na Arte Brasileira

Estudantes visitaram a mostra 30 x Bienal - Transformações na Arte Brasileira

por Colégio Piracicabano — publicado 29/07/2014 11h38, última modificação 05/02/2016 11h16
Estudantes visitaram  a mostra 30 x Bienal - Transformações na Arte Brasileira

As turmas dos quintos e sextos anos A e B visitaram a exposição 30 x Bienal - Transformações na Arte Brasileira da 1ª a 30ª edição, no Sesc Piracicaba. A visita à mostra histórica, sobre a maior exposição de artes, é um instrumento para compreensão da disciplina ministrada em sala de aula.

Na 30 x Bienal estão reunidos contextos, relações e processos que os artistas e obras estabeleceram como momentos determinantes da história da bienal, da arte brasileira e também internacional. Na oportunidade, os estudantes puderam conferir, ao vivo, importantes obras de arte brasileiras, que participaram das Bienais de São Paulo dos anos 50 e 60, dos anos 70 e 80 e, também, obras de bienais recentes, conta o professor de arte do colégio, Flávio Camargo.

"Os grupos interagiram muito bem com os monitores da exposição e puderam soltar a imaginação, interpretando obras abstratas, do período da ditadura militar e fizeram boas reflexões ao apreciar a arte contemporânea.  O objetivo da disciplina arte foi amplamente atingido, pois os alunos puderam fazer relações das obras com seu contexto histórico, com leituras pessoais e em relação aos problemas atuais, como o descuido do ser humano com os recursos naturais", conta o professor Camargo.

OPINIÃO

Ian Lucas Godoi Bottene, 10, do 5ºB, ficou impressionado com um vídeo sobre a relação do ser humano com o meio ambiente. "Vi o homem destruindo a natureza, mas também vi que a natureza pode destruir o ser humano", conta ele.

Eliana Trevisan, professora do 5ºB, diz que as visitas aos espaços fora da sala de aula são muito significativas. "Elas ajudam os professores a descobrir novas formas de estimular os alunos a construir conhecimento e adquirir autonomia. Na outra ponta, quanto aos alunos, incentiva a expressão de opiniões, ideias, sentimentos e relato de vivências, ampliando a  criatividadeo", ressalta a professora.

Texto: Cristiane Bonin
Edição/coordenação: Celiana Perina