Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes norte-americanas falam sobre intercâmbio vivido no Colégio

Estudantes norte-americanas falam sobre intercâmbio vivido no Colégio

por anrsanto publicado 12/07/2018 05h00, última modificação 13/07/2018 10h34
Estudantes norte-americanas falam sobre intercâmbio vivido no Colégio

Ao longo dos meses de maio e junho, o Colégio Piracicabano recebeu duas alunas intercambistas dos Estados Unidos. Brianna Chessock e Tameka Kayla Claiborne permaneceram no Brasil no período de 14 de maio a 15 de junho e participaram de distintas atividades bilingues com os alunos de todos os níveis.

A atividade faz parte de parceria entre a Assessoria de Educação para a Cidadania Global da Educação Básica da Educação Metodista e o Emory and Henry College (Virginia, EUA).

Segundo conta Marcelo da Silva Leite, que faz parte da Assessoria de Educação para a Cidadania Global, estas atividades de intercâmbio trazem benefícios tanto para os alunos intercambistas quanto para os estudantes que têm contato com eles. “Eles têm a oportunidade de conhecer e compartilhar experiências com pessoas de culturas diferentes, e isso possibilita o desenvolvimento da inteligência cultural tanto dos alunos como das americanas”, afirma ele.

EXPERIÊNCIA – Os alunos Miguel Amaral Paixão, de 16, estudante do 2º ano do ensino médio, e Heloísa Amaral Paixão, de 12, que cursa o 7º ano do fundamental 2, e receberam em sua casa a intercambista Kayla, contam que a experiência de dividir o espaço com alguém de outro país ensinou muito a todos.

“Além do idioma, estou aprendendo que o povo brasileiro é muito diferente, somos um povo muito caloroso e de braços abertos. Além de ser o tradutor oficial da minha família, pois sou o que mais tem fluência em inglês, estou me soltando mais e tendo mais domínio do inglês”, afirma Miguel.

Já Heloísa conta que, além do inglês, o convívio também acrescentou muito em outras experiências “Estou aprendendo mais sobre a cultura americana. Também estou comendo menos carnes, pois ela é vegetariana e nós mudamos a rotina da casa para que a Kayla se sentisse bem”, afirma ela.

A experiência, na visão da intercambista Kayla, também foi muito proveitosa “Os amigos que fiz aqui mudaram a minha visão da vida, tenho nova apreciação pela proximidade e pelos laços das pessoas que tive a grande bênção de conhecer. Eu aprendi que o tempo não decide quem são seus amigos e sua família, você decide. Ainda me surpreende o quão próximo eu fiquei  dos meus novos amigos, eles significam o mundo para mim e desejo-lhes tudo de melhor na vida”, relata Kayla.

DIÁLOGO – “Estou aprendendo sobre novas culturas e como é ter uma irmã (já que sou filha única), além de saber respeitar o tempo e tendo diálogo em todos os momentos”, conta Laura Barella de Campos, 15, aluna do 1º ano do ensino médio. Ela recebeu a intercambista Brianna em sua casa.

Brianna também expôs o que sentiu em sua passagem pelo Colégio: “A melhor parte da minha experiência foi poder ter me  relacionado com as pessoas que conheci em Piracicaba. Eu me tornei muito próximo da minha família anfitriã e os vejo como pessoas que serão minhas amigas ao longo da vida. Eu realmente gostei de todas as experiências que eu pude viver e todas as novas comidas que pude experimentar. Espero que eu seja capaz de fazê-las aqui nos Estados Unidos!”, afirmou ela.

Texto: Gabriela Melo
Edição: Angela Rodrigues