Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do ensino médio participam de orientação vocacional

Estudantes do ensino médio participam de orientação vocacional

por Colégio Piracicabano — publicado 01/06/2015 11h22, última modificação 05/02/2016 11h16
Estudantes do ensino médio participam de orientação vocacional
Os terceiros anos do ensino médio do Colégio Piracicabano terão à disposição um projeto de Orientação Vocacional. A iniciativa do tema foi desenvolvida pelo curso de graduação de psicologia da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba). Acompanham o projeto no Pira a orientadora educacional dos ensinos fundamental 2 e médio do Colégio, Lúcia Cristina Piacentini Gomes da Silva, e a coordenadora de estágios do curso de psicologia da Unimep e doutora em orientação vocacional, Theresa Beatriz Figueiredo Santos (foto).

Com encontros sempre às quartas-feiras, das 13h30 às 15h, na sala de  artes do Colégio, os temas da orientação serão tratados em até 20 encontros. O projeto foi desenvolvido pelos estudantes e estagiários do curso de psicologia juntamente com os alunos do ensino médio do Piracicabano, e também recebeu a contribuição de outras escolas da cidade.

"Não existe uma carga horária fechada para o desenvolvimento do processo como um todo. Depende do tamanho do grupo, das características dos membros e do nível de dúvidas que os participantes tenham em relação às escolhas."

O formato do projeto não se encaixa nos moldes de palestras e nem de curso, conta a coordenadora de psicologia da Unimep. "Se trata de um processo que leva os alunos a refletirem sobre seus valores, motivações, interesses, características pessoais, experiências acadêmicas, assim como também sobre práticas profissionais e mercado de trabalho. É a inter-relação destes aspectos que dão condição ao jovem de escolher uma profissão de forma consciente, clara e objetiva", destaca Theresa.

Ainda conforme a coordenadora Theresa, os encontros são planejados semanalmente, utilizando técnicas grupais para que a reflexão pessoal e o debate no grupo possam ocorrer. A docente ressalta que o andamento da orientação é um processo evolutivo, com cada membro do grupo acumulando análises e informações profissionais que os levam a um amadurecimento pessoal para a escolha.

As ferramentas usadas são atividades, jogos e debates para refletir sobre a carreira profissional. "Espera-se que este processo evolutivo e cumulativo lhes
dêem condições objetivas e claras para uma escolha consciente."

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio H. Mendes