Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do ensino fundamental 2 participam de simulado

Estudantes do ensino fundamental 2 participam de simulado

por Colégio Piracicabano — publicado 22/10/2013 13h09, última modificação 05/02/2016 11h16
Estudantes do ensino fundamental 2 participam de simulado
Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental 2 do Colégio Piracicabano foram incluídos no teste de simulado para o vestibular aplicado pela instituição de ensino. A atividade tem a proposta de antecipar aos jovens a familiarização com o estilo de exame, explica a coordenadora dos ensinos fundamental 2 e médio, Joselene Rodrigues da Silva. Os testes serão aplicados no dia 18, sexta-feira.

"Ter contato com a prova fará com que os alunos fiquem ano a ano mais tranquilos, pois é um estilo de avaliação que ainda não é comum para eles nesta fase do ensino", destaca Joselene.
As provas para o simulado são preparadas pelo corpo docente do Pira. Nelas serão abordadas todas as disciplinas da grade curricular, em sete questões objetivas para cada uma delas. Conforme Joselene, os professores formulam duas questões de nível fácil, três de nível intermediário e duas difíceis, além da redação.

"Para o ensino médio, há questões retroativas, a fim que o aluno reveja conteúdos dos anos passados e perceba a importância de certos conceitos que são recorrentes, como uma regra de três", conta ela.

DICAS

O simulado é uma oportunidade de testar o comportamento pessoal durante a prova e os conhecimentos acadêmicos já alcançados. O coordenador do projeto Ensino Médio: Informação e Ação e professor de matemática, Erasmo Alves dos Santos, aponta algumas informações para que o estudante tire proveito ao máximo da iniciativa.

"O simulado é importante para evitar um curso no qual o aluno não se encaixa e, também, tem a função de conhecer sua capacidade e, assim, checar se é possível atingir a nota de corte de um vestibular tradicional", diz o professor Erasmo.

Confira os tópicos abaixo e boa prova.

• Antes da prova, descanse o necessário e durma bem;
  • Gaste todo o tempo oferecido para fazer a prova, não tenha pressa;
  • Leia duas vezes cada questão para checar as informações e eliminar as chances de erro de interpretação de texto;
  • Grife as informações apresentadas e o dado pedido em cada questão para não se confundir e auxiliar a sua leitura;
  • Os assuntos com maior nível de dificuldade, deixe para responder no final da prova.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes