Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes do 9º ano criam versão do futuro em obra inédita, recém-lançada

Estudantes do 9º ano criam versão do futuro em obra inédita, recém-lançada

por anrsanto publicado 16/12/2020 05h00, última modificação 18/12/2020 14h55

“3967: o Futuro nos Espera” é o título do livro produzido por 43 alunos dos 9ºs anos A e B do Colégio Piracicabano, que teve lançamento no último dia 12 de dezembro.  A obra foi idealizada e produzida ao longo de todo o ano e já pode ser conhecido pelos colegas, familiares e amigos dos estudantes.

As etapas de produção do livro foram acompanhadas e orientadas pela professora Elcy Elcy Pereira Cason Pecorari, docente de português do Colégio. “Trabalhamos o ano todo, desde a criação do relevo em caixa topográfica nas aulas de Geografia (ainda presenciais) até o envio à gráfica e a produção de dedicatórias nesse final do ano”, detalha Elcy.

CRIAÇÃO – A escolha dos temas que compõem a publicação foi definida pelos próprios estudantes. De acordo com a docente Elcy, cada estudante criou o seu próprio conto, mas o trabalho de criação foi mais amplo.

Conforme detalham na Apresentação da obra, para produzir o livro os alunos se dividiram em grupos e cada grupo criou as próprias cidades, além de uma linha do tempo em que foram construindo todos os acontecimentos importantes. “Tivemos que escrever as histórias conforme a linha do tempo de nossas cidades, tudo concordando entre si. Escrever a história da humanidade e criar contos em um mundo totalmente diferente foi um desafio, mas, no final valeu a pena e o resultado ficou ótimo”, apontam os estudantes.

TEMAS – Na Apresentação da obra, os estudantes autores do livro destacam que embora o tema relacionado ao futuro já tenha sido abordado por muitos autores, eles também gostariam de criar a sua própria versão de futuro, em meio à experiência de passar e enfrentar uma pandemia global.

O enredo que compõe a obra “3967: o futuro nos espera” tem início no ano 2020 e chega até o futuro mais distante, precisamente ao ano de 3967, ano que dá título ao livro.  “Tentamos imaginar como seria o futuro com base nos acontecimentos reais da nossa época, um futuro muito tecnológico, mas com desastres naturais que acabaram com grandes cidades. Desde tragédias como tsunamis até ditadores cruéis, no nosso mundo aplicamos o que a humanidade viveu até agora em um futuro onde a história se repete e todos esquecem o que aconteceu - vida real”, afirmam os estudantes.

As maquetes e os mapas que compõem a publicação foram produzidos pelos alunos João Pedro Lima Cunha e Kizzy da Costa Bastos.

Os interessados em conhecer e ler a obra poderão consultar ou emprestar a publicação da Biblioteca "Miss Lily Stradley", do Colégio Piracicabano, que também recebeu um exemplar em doação dos autores.

Para conhecer mais detalhes sobre a publicação, confira o vídeo produzido pela TV Unimep, que acompanhou e transmitiu ao vivo o evento lançamento da obra dos estudantes, diretamente nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=gr_idbbRg7M

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: banco de imagens Pexels/ Vlada Karpovich