Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudante de cinema em Los Angeles, Raphael Rosalen relembra momentos no Piracicabano

Estudante de cinema em Los Angeles, Raphael Rosalen relembra momentos no Piracicabano

por anrsanto publicado 17/01/2017 05h00, última modificação 19/01/2017 11h11
Estudante de cinema em Los Angeles, Raphael Rosalen relembra momentos no Piracicabano

Com 21 anos e muita experiência na bagagem, Raphael Rosalen foi aluno do Piracicabano durante 15 anos. Garantiu vaga para o programa de 2016 como o único aluno internacional em uma das melhores universidades do mundo em cinema, a University of Southern California (USC). “Mudar para outro país é sempre uma aventura, e eu aprendi muito sobre mim ao me mudar para Los Angeles. Aprendi a me virar completamente sozinho e a ter disciplina para me manter focado no meu objetivo”, conta Rosalen.

Confira outros trechos da entrevista concedida por Raphael Rosalen para a série #EuRecomendo.

Piracicabano: Qual foi a contribuição do Piracicabano para a sua formação pessoal e acadêmica?

Rosalen: No Piracicabano aprendi a acreditar nos meus valores e a sempre ser um pensador crítico. Aprendi a usar as minhas habilidades únicas para me destacar, ao invés de ser mais um seguindo o padrão, e a prestar atenção ao meu redor sempre pensando no outro. Com a gincana também aprendi que colaboração é essencial, que um grupo não tem sucesso sem comunicação nem se alguém tenta fazer todas as tarefas sozinho.

Piracicabano: Conte uma história marcante que você viveu no colégio.

Rosalen: A gincana do meu 3º ano do ensino médio foi muito marcante. Nos dedicamos muito e lembro que antes dos resultados serem divulgados, ninguém da nossa equipe achava que ia ganhar. Então nos reunimos para conversar e percebemos que não tinha problema não ganhar porque os momentos mais marcantes da gincana foram as amizades que fizemos e os momentos que passamos juntos. Nos divertimos muito e acabamos ficando extremamente unidos, e para nós, isso já parecia uma vitória. Mas para nossa surpresa, nossa equipe venceu! Pulamos e gritamos tanto que não dava para ouvir mais nada!

Piracicabano: Como foi a mudança para Los Angeles e receber a notícia da aprovação na faculdade?

Rosalen: Mudar para Los Angeles foi uma coisa que sempre quis fazer, já que lá é o centro da indústria de entretenimento. Mas também foi uma escolha difícil. Acho que a parte mais difícil de se mudar para outro país é ficar longe da família e de amigos. Fui para lá com o objetivo de ingressar na melhor universidade de cinema dos Estados Unidos, University of Southern California (USC), e cresci muito por isso. Eu estudava todos os dias e quando possível, tirava um dia do fim de semana para descansar, ir à igreja e fazer algo de diferente para refrescar a mente. Eu sabia que para ser aceito na USC precisava ter um histórico de notas perfeitas, portfólio rico e experiências com liderança e trabalho voluntário. Me dediquei 100% e fiz o meu melhor. Apliquei para cinco das melhores universidades em cinema e fui aceito em quatro, incluindo as duas melhores: University of Southern California (USC) e New York University (NYU). Escolhi a USC. Me sinto honrado em ser um novo aluno da escola de cinema que formou profissionais como George Lucas, Bryan Singer e Shonda Rhimes, entre muitos outros. Estou animado para aprender e crescer mais dentro dessa nova universidade. 

Piracicabano: Por que escolheu cursar cinema?

Rosalen: Escolhi cursar cinema porque sempre gostei e trabalhei muito com conteúdo audiovisual, e acredito que por ser uma plataforma muito influenciadora, o cinema não só muda vidas, mas também tem grande função no espaço político e social. Trabalhando nessa área, também tenho a oportunidade de colaborar com organizações para tornar seus trabalhos mais conhecidos, que é algo que sempre tive vontade de fazer. No momento estou trabalhando com a sede da ONU Mulheres de Los Angeles para transmitir sua mensagem local por meio de vídeos. 

Entrevista e texto: Débora Bontorim
Edição: Celiana Perina
Fotos: acervo pessoal
Última atualização: 19/01/2017