Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Escola de Música abre inscrições para o curso de filosofia “A conquista da própria identidade”

por anrsanto publicado 11/02/2021 05h00, última modificação 11/02/2021 19h15

A Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” (Empem) está com inscrições abertas para o curso de filosofiaA conquista da própria identidade”, a ser ministrado pelo professor Romualdo Cruz Filho, jornalista e mestre em filosofia da educação. A iniciativa será oferecida nas modalidades presencial e a distância (com aulas on-line).

Na modalidade presencial, as aulas têm início a partir do dia 18 de fevereiro, enquanto as aulas on-line iniciam no dia 23 de fevereiro. O horário dos encontros é das 19h às 20h30 e o curso tem duração de quatro meses.

O valor do curso é de R$ 500,00 (o valor pode ser parcelado).

Alunos, professores e colaboradores do Colégio Piracicabano, da Unimep e da Empem têm 20% de desconto.

CONTEÚDO – Romualdo conta que o esforço para compreender o fluxo do pensamento humano ao longo da história – em busca do conhecimento – e as armadilhas que o enredaram, é o mesmo que nos leva à liberdade do pensamento. “Isso se não formos pegos nas próprias emboscadas criadas pelo pensamento que tentamos compreender, o que é muito comum”, afirma ele.

Para o professor, não existe liberdade de pensamento se as armadilhas e prisões construídas pelo próprio pensamento não forem identificadas e superadas. “O que é possível apenas quando o pensador consegue alcançar uma cosmovisão (Metaxy), diferenciando questões antinômicas para análises adequadas, como o método proposto por Mário Ferreira dos Santos, por exemplo”, diz.

“Este será o conteúdo dos encontros: vamos pegar momentos chaves da história da filosofia para tentarmos compreender o que havia de grandioso e o que se perdeu no labirinto do tempo. E o que pode ser recuperado para compormos um discurso que nos liberte dos clichês e das ideias aprisionadas nas cavernas, sejam elas metafísicas ou da ciência e da tecnologia”, destaca Romualdo.

ANOTE – Curso de filosofia “A Conquista da Própria Identidade”, com o professor Romualdo Sarcedo, na Empem. Mais informações podem ser obtidas na secretaria da Empem, pelo fone (19) 3422-2464  ou pelo e-mail: secretariaempem@gmail.com

Edição de texto: Assessoria de Comunicação
Última atualização: 11.02.2021