Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ensino religioso contribui para formação integral dos alunos

Ensino religioso contribui para formação integral dos alunos

por anrsanto publicado 11/04/2017 07h00, última modificação 11/04/2017 10h32
Ensino religioso contribui para formação integral dos alunos

A formação integral do ser humano a partir dos princípios e valores cristãos está fortemente presente na educação metodista por meio de suas diretrizes, bem como do ensino religioso, que integra a grade curricular do Colégio Piracicabano desde o ensino infantil. No colégio, o ensino religioso está pautado em quatro eixos como fundamentos confessionais, de acordo com a pastora Márcia Célia Pereira, responsável pela Pastoral Escolar e Universitária da instituição.

“O primeiro eixo é a espiritualidade, que deve ser valorizada como sentido da vida, fundamentada na necessidade do ser humano de se relacionar com Deus. O segundo eixo é o anúncio das boas novas, que é o compartilhar de forma responsável o amor de Deus, a partir dos evangelhos de Jesus Cristo”, fala. Ela acrescenta: “O terceiro eixo é a vida comunitária, em que incentivamos as práticas de convívio social, explicitando valores tais como respeito, tolerância e amor fraternal, com base no que cremos, a Bíblia”. A promoção humana, diz a pastora, é o quarto eixo, que compreende a vida de Jesus e a sua caminhada como testemunho e exemplo de doação e amor ao próximo e à criação: ser humano, animal e natureza.

Também de acordo com a pastora, o ensino religioso no Colégio Piracicabano tem a proposta de desenvolver nos estudantes valores classificados em quatro dimensões: “O autoconhecimento do aluno, o olhar atento sobre quem sou e o amor próprio; a ampliação do olhar para além de nós mesmos, conhecendo o outro, suas características e diferenças, o amor ao próximo; o cuidado com a vida, os animais, a natureza e todo o mundo físico, com expressões de generosidade, amor à criação e; por fim, a religiosidade com espiritualidade, cultivando qualidades interiores como gratidão, amor e reconhecimento pela vida como dom de Deus, o amor a Deus”, afirma Márcia.

Todos os professores de ensino religioso do Colégio Piracicabano são metodistas. “Somos uma escola de confessionalidade cristã metodista, e prezamos pelo que recebemos de Deus como missão, o nosso credo e as diretrizes para a educação transformadora”, enfatiza a religiosa.

Na avaliação da pastora Márcia, ao promover o exercício coletivo dessas dimensões, junto com os valores de ética, cidadania e moral, o Colégio auxilia na orientação e no comportamento humano dentro da sociedade.

Texto: Cristiane Sanches
Edição: Celiana Perina