Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos do ensino médio participam de oficina de redação para o Enem

Alunos do ensino médio participam de oficina de redação para o Enem

por anrsanto publicado 09/11/2016 05h00, última modificação 09/11/2016 15h31
Alunos do ensino médio participam de oficina de redação para o Enem

O Colégio Piracicabano promoveu, em outubro, oficina de redação direcionada ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Voltada aos alunos do ensino médio, a iniciativa foi ministrada por Luciana Rugoni Sousa, coordenadora do Criar Piracicaba e corretora das provas do exame nacional. O curso de duas horas apresentou desde o propósito da escrita, tipo textual e interlocução até os critérios importantes para a elaboração de uma redação adequada ao Enem.

A oficina teve a participação de, aproximadamente, 50 alunos. “Tratamos das características específicas do gênero dissertativo e função de cada parágrafo. especificidades da prova do Enem, como fazer um projeto de texto, construção da tese e técnicas de argumentação e como produzir a proposta de intervenção, aspecto obrigatório no Enem”, conta a professora Luciana.

A prova de redação do exame nacional é eliminatória e avaliada por cinco competências. Em cada uma delas, o candidato pode receber uma nota que varia de zero a 200. A soma dos cinco itens pode fazer com que o texto receba a nota 1.000. No caso de o inscrito utilizar o Prouni (Programa Universidade para Todos) para ingressar numa instituição de ensino superior, a redação pode ter peso de até 50% no processo seletivo.

Com 25 anos de tradição e 20 unidades, o Criar Redação é a única rede de franquias especializada em cursos específicos de redação e língua portuguesa no país. Luciana é doutoranda  em linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestre e graduada na área pela mesma instituição.

Texto: Cristiane Bonin
Edição: