Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ensino médio produz e-book sobre poesia de autores virtuais

Ensino médio produz e-book sobre poesia de autores virtuais

por Colégio Piracicabano — publicado 30/12/2013 11h30, última modificação 05/02/2016 11h16
  Ensino médio produz e-book sobre poesia de autores virtuais

Os alunos do 1º ano do ensino médio descobriram, na internet e por meio da disciplina de literatura, um ´time´ de autores jovens e suas poesias. A atividade proporcionou um contato direto com literatura jovem atual, não disponível em livros e de grande qualidade, destaca o professor da área, João André Brandão Crepschi.

Os melhores textos foram organizados sob o título Antologia - Bloguesia e disponibilizado em um e-book, acessível em http://bit.ly/18Z8FIs . A publicação ainda contou com arte para a capa, elaborada pelos alunos André Bortoletto e Giovana Casagrande.

A aluna do 1º B, Giovana Martins Casagrande, 15, conta que a capa feita por ela e o colega André consiste em um desenho livre. "O André teve algumas ideias e fiz a montagem e colori. Escaneamos e usamos a imagem", conta Giovana, que afirma ser possível qualquer pessoa fazer um e-book. "É trabalhoso, mas contamos com a ajuda do grupo todo e, numa próxima vez, espero que a interação dos primeiros anos seja maior."

A primeira etapa do trabalho com o e-book de poesias consistiu na coleta dos diversos textos virtuais. Além dos estudantes conhecerem novos nomes da poesia, a atividade teve como proposta, a publicação do e-book, multiplicar a divulgação sobre os poetas, autores, poetas e blogueiros.

"Os alunos puderam refletir sobre as formas de expressão poética dentro do ambiente virtual e sobre os temas evocados pelos poetas, de grande relevância para a juventude. Além disto, os alunos participaram do processo de editoração do e-book, podendo, assim, entender como se dá a confecção de livros", conta o professor Crepschi.

A ideia partiu do próprio professor de literatura, como forma de levar aos estudantes reflexão, busca, análise e crítica literária. "Há grande urgência em se divulgar jovens autores que publicam, muitas vezes, anonimamente, obras de grande qualidade artística em seus blogs", observa Crepschi.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes/divulgação