Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ensino da música é parte da tradição do Colégio Piracicabano

Ensino da música é parte da tradição do Colégio Piracicabano

por mabelha publicado 24/10/2017 08h00, última modificação 17/10/2017 16h38
Ensino da música é parte da tradição do Colégio Piracicabano

A educação musical sempre teve papel de destaque nos 136 anos de história do Colégio Piracicabano. Hoje, a disciplina integra a grade curricular dos alunos da educação infantil ao 5o. ano do ensino fundamental 1, mas a música está presente também em projetos extracurriculares oferecidos pela instituição.

“A música tem um papel importantíssimo na formação das crianças e adolescentes. Por meio dela é possível aprimorar e desenvolver diferentes competências e habilidades para a formação integral do ser humano, tais como coordenação motora, concentração, disciplina, trabalho coletivo e colaborativo, sensibilização, senso crítico, além de permitir que os alunos conheçam, vivenciem e se expressem por meio da linguagem musical”, explica Lucas Bueno Dias, professor de música do período integral, educação infantil, e dos projetos extracurriculares Batucano e de violão. Os músicos Natanael Souza e Umberto Nascimento também são professores da disciplina no Colégio Piracicabano.

Lucas conta que, em suas aulas, costuma utilizar instrumentos feitos com material reciclável e/ou alternativo, instrumentos de percussão e convencionais como violão, teclado e piano; flauta-doce, equipamentos de som e vídeo. “Utilizo também o corpo com instrumento”, destaca e completa: “como trabalho na educação infantil, sempre providencio brinquedos e objetos que tragam ludicidade para a aula”.

Adepto de metologias desenvolvidas pelos principais educadores musicais como Carl Orff, Dalcroze e Koday, o professor Lucas explica que, em suas aulas, procura trabalhar a música por meio do corpo, do movimento e das brincadeiras.

Ele lembra, ainda, que o Colégio Piracicabano oferece aulas de violão coletivas e semanais, com duração de 1h30. “Há também o Projeto Batucano, em que os alunos aprendem a fazer música de maneira lúdica, divertida e com qualidade, utilizando instrumentos construídos com materiais alternativos ou recicláveis. As aulas também são semanais e com duração de 1h30. Ao menos uma vez, no final do ano letivo, realizamos apresentações destes projetos”, conta.

Texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
: Acervo