Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ensino bilíngue une conhecimento e estímulo à imaginação para alunos da educação infantil

por anrsanto publicado 21/03/2018 05h00, última modificação 21/03/2018 11h39

Dialogar e compartilhar ideias no idioma inglês com os amigos da turma e as professoras, e também em casa, com os pais, são atividades que compõem a rotina dos irmãos Manuela, de três anos, e João Miguel Groppo Vilalta, de cinco, alunos da educação infantil do Colégio Piracicabano. Além de participar dos diálogos em família, a pequena Manuela também conta que, nas aulas de inglês, gosta muito de cantar. Já o seu irmão, João Miguel, acrescenta que, além das atividades em inglês oferecidas na escola, responde às perguntas em inglês feitas por sua mãe. As conquistas e desenvolvimento dos irmãos na prática desse idioma é um dos resultados do aprendizado que ambos encontram com o ensino bilíngue no Colégio Piracicabano.

Pioneiro no oferecimento do ensino bilíngue em Piracicaba, a partir do processo de internacionalização implantado há aproximadamente 20 anos, o Colégio Piracicabano é a única instituição em Piracicaba que possui os componentes do ensino bilíngue na matriz curricular, contemplando todos os alunos matriculados, sem custos adicionais, conforme destaca Joselene Rodrigues Henriques, diretora.

Ao longo desse período, o corpo docente do Núcleo Bilíngue, a partir das experiências vivenciadas em sala de aula, analisou e aprimorou a proposta, escolhendo material adequado para cada componente curricular e as possibilidades de intercâmbios. Foram realizadas adequações nas diversas disciplinas que compõem esse núcleo, com ampliação na matriz curricular, na perspectiva de aprimorar o aprendizado dos alunos”, afirma ela.

A profª Fernanda Mariano de Oliveira, coordenadora pedagógica da educação infantil, conta que os planos de ensino do ensino bilíngue desse segmento têm como base a fase de desenvolvimento dos alunos. “Buscamos oportunizar o desenvolvimento do conhecimento do inglês como língua estrangeira, além da facilidade que as crianças têm na primeira infância de adquirir a segunda língua”, afirma ela.

Conteúdo – Nessa etapa, as disciplinas oferecidas aos pequenos da educação infantil são: Inglês, Storytelling e Environment and Human Development. Nos anos iniciais do segmento, que contempla alunos de dois e três anos, são ministradas semanalmente as aulas de inglês e Storytelling, diz Fernanda. “Já para os estudantes dos níveis 4 e 5, que compõem os anos finais da educação infantil, além das aulas de inglês e Storytelling, os estudantes também têm o acréscimo das aulas de Environment and Human Development”, acrescenta.

No total, são 13 horas aulas distribuídas na Educação Infantil desde o nível 2 até o nível 5, detalha Joselene. “As atividades iniciam com 2 horas aulas para as crianças de dois anos e são ampliadas até 4 horas aulas para os alunos de cinco anos”, afirma a diretora.

Nas aulas do ensino infantil, os pontos abordados com os alunos, segundo Fernanda, são: estruturação da língua, expressões orais, ações com comandos básicos, palavras do cotidiano dos alunos, músicas em inglês e a relação entre os fatos culturais e a língua estrangeira, a partir da utilização de conteúdos de outras disciplinas. “Nas aulas de Storytelling, temos como prática a contação de história, no qual o objetivo é a apreciação e o desenvolvimento da escuta, da atenção, da percepção sonora, da habilidade de verbalização, do ganho de repertório, da exploração da imaginação, da memória auditiva e visual, entre outros fatores”.

Já com a disciplina Environment and Human Development, o foco é nas áreas de ciências, geografia e comunicação. “Dentro dessas áreas busca propiciar situações para nossos educandos de leitura, de compreensão e interpretação das mensagens transmitidas através de textos verbais e não verbais, obtendo assim ganhos linguísticos e acadêmicos”, destaca a coordenadora.

Texto: Assessoria de Comunicação
Fotos: banco de imagens