Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ensino bilíngue completa 10 anos

Ensino bilíngue completa 10 anos

por anrsanto publicado 24/02/2017 07h00, última modificação 06/02/2017 14h19
Ensino bilíngue completa 10 anos

O ensino bilíngue do Colégio Piracicabano completa este ano uma década de implantação. Segundo a professora Joselene Henriques, diretora da instituição, o projeto foi implementado em 2007 com a inserção de disciplinas na grade escolar ministradas em inglês. “Por meio desta reestruturação pedagógica, o Colégio Piracicabano passou a ser identificado e reconhecido na cidade e região pelo ensino diferenciado e pioneiro do inglês”, afirma.

“Vivemos num mundo globalizado, portanto, falar mais de um idioma é muito importante, e este conhecimento é um diferencial que contribui com a formação dos alunos, amplia os horizontes e pode auxiliar em suas conquistas futuras”, diz. Ela destaca que, no Colégio Piracicabano, os alunos estão em contato com colegas de outros países e muitos estudantes percebem a importância de falar uma nova língua para poderem se comunicar e interagir.

A diretora conta que, na Educação Infantil, os alunos têm contato bastante lúdico e interativo com os conteúdos da língua inglesa, seja na roda de conversa, por meio da contação de histórias, cantigas, descobertas e explorações dos diferentes ambientes. “No ensino fundamental 1, os alunos trabalham atividades para fluência no idioma inglês: ouvir, falar, ler, escrever. Nos dois primeiros anos o foco do ensino está nas habilidades orais e visuais.  No terceiro ano, leitura e escrita passam a ter papel maior. Por fim, durante o quarto ano, o aluno passa a ter estudos aprofundados em ciências e suas habilidades de leitura e escrita são desenvolvidas objetivando os gêneros textuais”, relata.

No fundamental 2, de acordo com Joselene, todas as habilidades entram em foco simultaneamente, e os alunos são divididos em pequenas turmas, de acordo com seu nível de fluência, com o propósito de desenvolver suas habilidades de maneira mais ampla. “No ensino médio, como muitos alunos já se encontram nos níveis intermediário e avançado, eles participam de atividades e oficinas com o intuito de praticar a língua e também contribuir com o aprendizado dos alunos mais novos”, afirma.

Oportunidades

Os alunos que estudam no Colégio desde a Educação Infantil e nele concluem o Ensino Médio, de acordo com a diretora, têm amplas chances e condições de participar de intercâmbios, cursos e até mesmo ingressar em universidades internacionais. “Desde 2015, o Colégio Piracicabano tem realizado a aplicação de teste de proficiência com os alunos”, destaca. O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um teste reconhecido mundialmente e aceito em diversas universidades e instituições ao redor do mundo.

Ele auxilia na comprovação das habilidades de inglês que o aluno realmente precisará em situações acadêmicas e também possibilita ao colégio a avaliação de seu sistema de ensino por meio da pontuação obtida pelos alunos.

O colégio disponibiliza também outras oportunidades para a prática constante da língua inglesa. “Realizamos eventos como o English Workshop Day, oficinas, atividades extraclasse e jogos. Além disso, as aulas diversificadas com a utilização de recursos multimídia possibilitam melhor aprendizado”, conta Joselene. Por meio de parceria firmada entre a Universidade Batista da Califórnia e a Rede Metodista de Educação, alunos dos colégios metodistas também têm a chance de participar de intercâmbio pedagógico e cultural, realizado anualmente nas férias de julho.

Texto: Cristiane Sanches
Edição: Celiana Perina