Ensino bilíngue fortalece atividades para o ensino fundamental 2
O ensino bilíngue do Colégio Piracicabano mantém atividades relacionadas à leitura, à escrita e à fala do idioma inglês para todos os estudantes do Colégio. No entanto, para 2012, um dos focos é o fortalecimento das disciplinas em inglês para os alunos do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano). Como conta a coordenadora do ensino bilíngue do Piracicabano, Juliana Bonetti, anualmente são criadas novas propostas para o ensino bilíngue, mas a cada ano uma série específica é contemplada mais intensamente com as atividades.
"No ano passado, a nossa prioridade foi a educação infantil, que por meio das disciplinas, proporcionou aos alunos mais contato com o idioma, por meio da prática de atividades e presença de docentes em sala de aula", afirma ela.
Além disso, dentro dos planos para 2012, a coordenadora destaca como diferenciais os materiais didáticos e as parcerias feitas nessa área. "Uma delas é com a Revista Newsweek, que será fonte de pesquisa e ensino nas classes mais avançadas, por meio da utilização das reportagens e análise das linguagens da publicação. Com ela, será possível atualizar e desenvolver habilidades linguísticas entre os estudantes", completa Juliana.
Zeroes of Brazil
Uma das iniciativas aplicadas pela primeira vez no ano passado e que, segundo a coordenadora, apresentou bons resultados foi a produção do gibi Zeroes of Brazil, produzido por alunos do 5º ano do ensino fundamental 1. No período de dois meses, os 35 alunos elaboraram diálogos em inglês para os personagens criados por Ziraldo. A atividade foi proposta pelo Portal Educacional, uma iniciativa da Rede Metodista de Educação, que oferece acesso gratuito a pesquisas e entretenimento aos alunos, além de sugestões de ensino aos professores.
Ao final da produção, a publicação foi impressa e fornecida pelo próprio portal, com o nome de todos os alunos participantes e a dedicatória do autor dos desenhos, Ziraldo. Cada estudante recebeu um exemplar. "A iniciativa superou as expectativas, porque teve forte envolvimento dos alunos, além da integração com os pais, já que eles levaram as tarefas para casa, conversaram e refletiam. Avaliamos que o desenvolvimento da linguagem foi bem satisfatório, porque para a criação dos diálogos os alunos tiveram de buscar temas diferenciados no idioma", destaca a professora.
Edição e texto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
Fotos: Fábio Mendes
Última atualização: 02/02/2012