Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Encantapira mostra afinação em evento

Encantapira mostra afinação em evento

por Colégio Piracicabano — publicado 23/07/2013 12h02, última modificação 05/02/2016 11h16

O Coral Encantapira do Colégio Piracicabano promoveu um show de afinação em sua apresentação no 7º Enacopi (Encontro Nacional de Corais de Piracicaba), ocorrido no início de junho, no Teatro Municipal Erotides de Campos do Engenho Central. A oportunidade proporcionou o contato com um público fora dos muros da escola, fato que contribuiu para o desenvolvimento do complexo trabalho de expressão oral, salienta a professora do colégio e regente do Encantapira, Sheila Matos Hussar.

Também foi um momento de conhecer as apresentações de outros corais - todos eles compostos por uma faixa etária entre os 12 anos, acima da do Piracicabano, com a maioria dos integrantes com idades entre seis e sete anos - e de ver as composições de cena. "O importante é que o Enacopi não é um evento competitivo. Na verdade, o encontro serve para que nossas crianças vejam que o canto é um trabalho contínuo e que, passo a passo, só vai melhorando. Também há a chance de lidar com sentimentos como o desafio do palco e público e formas de contornar a ansiedade antes da apresentação. Um dos alunos ficou receoso. Pedi a ele que comparecesse e que só cantasse se quisesse. No dia, ele foi ao teatro, aceitou o desafio e depois me disse: ´Nossa, como foi bom´", conta a regente do Encantapira.

A veterana do coral do Pira, a aluna Alice Sanches de França Paula, está com 10 anos e no 5º ano do ensino fundamental. Ela canta no grupo desde o 1º ano e conta que o último Enacopi a encantou pela oportunidade de conhecer outros corais. Entoando o comecinho da música Fita Amarela, de Noel Rosa, de 1933, Alice conta que o que mais lhe agradou foi conhecer novas músicas.

Após o evento, a professora Sheila fez uma roda de bate-papo com os alunos do Encantapira para ouvir as experiências individuais e responder os questionamentos dos pequenos. A regente destaca que foi muito importante o retorno e participação dos pais como contribuição no desempenho das crianças. Para o mês de outubro, a professora anuncia que o colégio sediará um encontro de corais dentro da semana cultural de Piracicaba.

Texto: Cristiane Bonin
Fotos: Fábio Mendes