Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Em celebração ao dia do livro, alunos participam de semana interativa na biblioteca

por anrsanto publicado 17/04/2019 05h00, última modificação 17/04/2019 15h48

O Dia Mundial do Livro é celebrado no próximo dia 23 de abril, e para destacar todo o conhecimento que os livros possibilitam aos estudantes e leitores em geral, bem como para incentivar o acesso às obras, distintas atividades estão programadas na biblioteca do Colégio Piracicabano. Direcionada a todos os alunos, as atividades ocorrem entre os dias 22 e 26 de abril, no horário de realização das aulas (acompanhe abaixo a programação).

A biblioteca do Colégio Piracicabano foi a mais visitada de todas as bibliotecas vinculadas ao Instituto Educacional Piracicabano (IEP) da Igreja Metodista, no ano de 2018. Além dela, compõem essa relação as bibliotecas localizadas nos campi Taquaral, Santa Bárbara d´Oeste e Lins da Unimep.

De acordo com a coordenadora do sistema de bibliotecas da universidade, Juliete Susann Ferreira de Souza, pela biblioteca do campus Centro passaram 28.786 pessoas.ao longo do ano. Também em 2018, as obras mais retiradas do local foram: “Soltei o pum na escola!”, de Blandina Franco; obras da coleção Eco: “Tartarugas e Cágados, Papagaios, Sapos, Rãs e Pererecas”, de Sílvia Barretto; e também a coleção “Fantasia dos Vegetais”, vários autores.

Para Ligiane Cristina Segredo Castro, professora do curso de letras-português da Unimep, ler é uma prática essencial, pois estimula o conhecimento, fortalece o diálogo e constrói o senso crítico. “Por meio da palavra, o leitor pode ver com os olhos da mente, o que para muitos parece uma desvantagem, aguça a imaginação e alimenta a criatividade”, assinala.

PROGRAMAÇÃO – A primeira atividade a ser promovida na semana interativa, de acordo com Juliete, é a feira de livros. “Iremos trabalhar essa atividade com todos os alunos do colégio, desde a educação infantil até o ensino médio, pois achamos importante incentivar a leitura, bem como o significado da troca e do compartilhar”, afirma ela.

Ao longo da semana, também no espaço da biblioteca, serão realizadas também atividades como: sessão de cinema, gincanas, trabalho artesanal, dentre outras. “A intenção é sempre deixar o aluno criar e desenvolver, portanto, todas as atividades a serem realizadas têm como finalidade estimular a criatividade e a cognição da criança e do adolescente”, destaca Juliete.

Texto: Assessoria de Comunicação e Marketing
Fotos: banco de imagens